O homem que derrotou Portugal é, enquanto treinador, um "filho" de Abril de 74. Há trinta anos, Otto Rehhagel iniciou a sua carreira de técnico ao serviço do modesto Kickers Offenbach, que conduziu ao oitavo lugar na sua primeira época a tempo inteiro (74/75).
Estava dado o "tiro" de partida num percurso talhado para as grandes revoluções, nomeadamente esta, com as cores da selecção grega, pela qual entrou na história do futebol universal. Por todos aqueles motivos que se imaginam e num sentido mais factual por ter sido o primeiro seleccionador estrangeiro a ganhar o Campeonato da Europa.
Como é evidente, Luiz Felipe Scolari estava ontem em idênticas condições para quebrar o "monopólio" de vencedores nascidos na pátria do campeão europeu, mas ao falhar esse objectivo "Felipão" também perdeu outro, ainda mais significativo, pois ter-se-ia transformado no primeiro seleccionador a somar o título do Velho Continente ao título mundial... alcançado ao serviço de um outro país.
Resta esperar que em 2006, na Alemanha, Scolari se sagre bicampeão do Mundo, em plana pátria de Helmut Schon, o homem que levou os germânicos à vitória no Euro'72 e no Mundial'74.
O herói "grego" na... antiguidade
A vitória permitiu a Otto Rehhagel bater outro recorde, que só espelha a grande experiência do treinador alemão que levou a Grécia à glória: é desde ontem o mais velho seleccionador a vencer o Campeonato da Europa, batendo por dois anos o espanhol Miguel Muñoz, que aos 63 anos levantou a Taça em pleno país natal. A Espanha foi campeã em 1964.
Recorde um dos jogos mais marcantes de sempre da Seleção Nacional
Seleção Nacional deixou escapar a conquista do Euro'2004 de forma surpreendente
O antigo número 10 do Benfica conta quais os momentos mais dolorosos que passou nos relvados
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes