Câmara de Amarante atribui medalha a Ricardo Carvalho

Presidente diz que jogador "é uma referência para a cidade e o país"

• Foto: Reuters

Ricardo Carvalho, que integrou a seleção nacional campeã europeia em França, vai ser agraciado com a Medalha de Honra do Município de Amarante, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Justificando a decisão, que foi tomada por unanimidade pelo executivo municipal, o presidente José Luís Gaspar considerou que Ricardo Carvalho, natural daquele concelho, "é uma referência para Amarante e para Portugal".

"É um atleta de elite de uma modalidade considerada como o desporto rei que, seguramente, servirá de exemplo em termos sociais e desportivos para muitos dos nossos jovens", frisou o autarca. Ricardo Carvalho iniciou a sua carreira futebolística no Amarante Futebol Clube e cedo atraiu a atenção do FC Porto. Em 1996 ingressou nas categorias de formação daquele clube.

Gaspar considerou que a recente "conquista do Campeonato da Europa é o momento oportuno e sobretudo justo de prestar tributo a um desportista com um vasto palmarés que, nas suas aparições públicas, faz questão de mencionar as suas origens".

Ao serviço do FC Porto, Ricardo Carvalho conquistou, na época de 2002-2003, a Taça UEFA e na época desportiva seguinte a Liga dos Campeões, competição em que foi eleito melhor defesa. Nas duas épocas foi também campeão nacional.

A 5 de julho de 2004, recorda a autarquia, "o jogador foi feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 11 de julho deste ano foi condecorado pelo Presidente da República com Ordem do Mérito".

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Euro 2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.