Devido à pandemia de Covid-19, competição passou para 2021
A Associação Europeia de Clubes (ECA) manifestou esta terça-feira apoio à decisão da UEFA de adiar o Euro2020 para 2021, devido à pandemia de Covid-19, com o pressuposto de possibilitar o encerramento das competições nacionais e internacionais desta época.
O Comité Executivo da UEFA anunciou hoje o adiamento do Euro2020, com a seleção portuguesa a defender o título entre 11 de junho e 11 de julho do próximo ano, devido à pandemia de Covid-19.
Relacionadas
A UEFA adiou a fase final do torneio continental também para permitir a conclusão dos campeonatos nacionais dos vários países europeus, cuja esmagadora maioria está suspensa, a fim de conter a propagação do novo coronavírus.
"A decisão foi tomada após um envolvimento profundo e regular entre a UEFA, ECA e outras partes interessadas, e é tomada com o único objetivo de minimizar o impacto negativo da Covid-19 no futebol europeu e na sociedade como um todo", refere o organismo, em comunicado.
Nos próximos dias e semanas, o ECA irá participar ativamente no grupo de trabalho coordenado pela UEFA, encarregue de desenvolver e moldar os aspetos práticos da elaboração de um calendário para terminar a época 2019/20.
"Além do foco imediato ao redor do jogo, é importante reiterar o compromisso total do futebol europeu em apoiar todos os esforços para combater a propagação do novo coronavírus e o seu impacto na sociedade", acrescenta o comunicado.
O presidente da ECA e da Juventus, o italiano Andrea Agnelli, disse que a decisão de adiar o Euro2020 é "um testemunho da unidade e dos esforços colaborativos de todas as partes interessadas na tomada das melhores decisões para o futebol".
"A Europa está a enfrentar o maior desafio desta geração, que está a impactar todos os níveis da sociedade, incluindo o futebol. O desafio é enorme e nós, como líderes, temos a responsabilidade de fazer todo o possível para proteger o futebol, mitigando o impacto do vírus", disse.
Ainda de acordo com Agnelli, "o foco está agora em encontrar soluções para concluir a temporada de 2019/20 da maneira mais prática e, além disso, garantir que o futebol, como a sociedade como um todo, retorne o mais rápido possível à sua forma e ritmo naturais".
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Avançado português é representado por Jorge Mendes, que pode ser decisivo para o negócio
PSG pode ser campeão hoje: precisa vencer o Lorient e que o Monaco não ganhe ao Lille
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura