Jogadores dinamarqueses criticaram a atitude tomada pelo organismo que rege o futebol europeu
A UEFA considerou esta segunda-feira que tratou "com o máximo respeito" a situação criada com o desfalecimento de Christian Eriksen, domingo, em pleno jogo entre a Dinamarca e a Finlândia no Euro'2020.
O jogo, da primeira jornada do grupo B do Euro2020, só se reatou "depois de as duas equipas pedirem para o terminar nessa mesma tarde", assinala a organização europeia do futebol.
Relacionadas
"A necessidade de os jogadores terem 48 horas de descanso entre partidas eliminou outras opções", afirma a UEFA, face às críticas desta segunda-feira de jogadores dinamarqueses, como o guarda-redes Kasper Schmeichel.
"A UEFA está segura de ter tratado o assunto com o máximo respeito pela situação delicada e pelos jogadores. Foi decidido que o jogo se reiniciava só depois de as duas equipas pedirem para terminar o jogo na mesma tarde", explica aquele organismo.
Esta segunda-feira, Kasper Schmeichel foi crítico e afirmou que "a situação exigia que alguém mais acima dissesse que não era o momento de tomar uma decisão". "Colocaram-nos numa posição em que sinto que não nos deveriam ter posto", prosseguiu.
O selecionador dinamarquês, Casper Hjulmand, defende que a decisão de voltar ao campo e acabar o jogo contra a Finlândia foi um erro, porque "os jogadores estavam em choque". Também Peter Moller, presidente da federação dinamarquesa, admite que a decisão não foi a correta, mesmo concordando que não houve pressão da UEFA.
Eriksen continuava esta segunda-feira internado num hospital de Copenhaga, depois do desfalecimento ocorrido em pleno jogo, ao minuto 43.
O jogador teve uma paragem cardíaca e esteve clinicamente morto alguns segundos, sendo reanimado com desfibrilhador, revelou após a partida Morten Boesen, médico da seleção dinamarquesa.
O jogo foi inicialmente suspenso pela UEFA, mas recomeçou cerca de duas horas depois, após Eriksen dizer aos seus colegas que estava bem. O recomeço teve o acordo de todas as partes envolvidas, terminando a partida com a vitória finlandesa por 1-0.
Um dos heróis no socorro ao médio no Dinamarca-Finlândia, do Euro'2020, diz que momento dificilmente sairá da sua memória
Médio sofreu paragem cardíaca no Euro'2020 e vai realizar novos exames; fase inicial da recuperação deve ocorrer na Dinamarca
Árbitro internacional inglês admitiu que foi "sem dúvida a situação mais difícil" da sua carreira
Avançado dinamarquês vai lançar um documentário onde, entre outros temas, fala do que sucedeu ao colega de seleção
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes