Terminou a conferência!
Terminou a conferência de imprensa de Bernardo Silva, que amanhã será certamente uma das armas de Portugal no braço-de-ferro com a França, nesse duelo que vai decidir quem segue para as meias-finais do Campeonato da Europa.
Internacional português antevê duelo de amanhã, a contar para os 'quartos' do Euro'2024
Terminou a conferência de imprensa de Bernardo Silva, que amanhã será certamente uma das armas de Portugal no braço-de-ferro com a França, nesse duelo que vai decidir quem segue para as meias-finais do Campeonato da Europa.
"Não vou falar sobre quem vai marcar os livres amanhã. As críticas fazem parte do que é ser jogador de futebol. Todos os adeptos gostam de comentar, têm um pouco de treinadores... nós entendemos isso. O Cristiano é humano e a reação dele é perfeitamente acitável. Sentiu que podia ter feito melhor. O penálti foi bem batido e o Oblak fez uma grande defesa.
"Isto não é sobre Mbappé e Cristiano, mas sim entre Portugal e França. Cristiano é um dos melhores de sempre e o Mbappé ainda tem uma grande margem de progressão".
"Claro que ficamos nervosos. Adoro jogar futebol. Quanto mais experiente fico melhor consigo lidar com as minhas emoções. Estes jogos são aqueles que queremos jogar. Sempre sonhei jogar nestas fases das grandes competições".
Progresso de Rafael Leão
"Nos últimos anos tem mostrado toda a sua qualidade. Na última época foi um dos melhores jogadores do Mundo. É um jogador que tem muito a melhorar, mas que a qualquer momento pode resolver um jogo. Ter um jogador como ele deixa-nos mais perto de ganhar. Pode tirar jogadores da frente, fazer uma assistência, um golo... nunca perde o ânimo de ir para cima do lateral. Ajuda muito. Este balanço de ter jogadores mais irreverentes e outros racionais faz um balanço muito bom".
Emoções do último jogo
"Foi um momento que vou recordar para a minha vida. São momentos difíceis ir a um prolongamento, penáltis. Estar a uma curta distância de ficar fora do Europeu. Foi um momento de grande euforia".
Mbappé no Monaco
"Mbappé é um jogador magnífico. Quando Mbappé chegou comentei com o Moutinho quem era aquele jogador. Desejo-lhe o melhor na carreira, menos no jogo de amanhã contra Portugal. Saliba é um jogador magnífico."
É preciso um Portugal melhor?
"É preciso Portugal a um nível altíssimo. Não estou de acordo quando dizem que não temos estado a um bom nível. Amanhã podemos ir para casa ou ficar entre as 4 melhores da Europa. Para se estar aqui é porque o trabalho foi bem feito. Temos feito um trabalho espetacular".
"A nivel posicional estamos a ocupar as mesmas posições que ocupávamos na qualificação. O Bruno jogava como 8 ou 10 e eu mais à direita. São dois momentos diferentes. Na qualificação jogámos com seleções inferiores. São duas realidades diferentes. Podemos fazer melhor, claro que sim, mas é completamente diferente jogar uma qualificação e um Europeu. Estamos numa boa posição para garantir o acesso às meias-finais e ficarmos perto de chegar à final".
Jogo com a França e regresso de Félix ao Benfica...
"Quanto à questão dos favoritos, não me parece. São duas seleções fantásticas e que têm aspirações a ganhar. A segunda questão parece-me desapropriada".
Não costumamos ver o Bernardo a bater penáltis...
"A verdade é que nunca fui o primeiro batedor de penáltis. Tanto no clube como na seleção, sempre quis bater. Sempre quis dar a cara. Não é fácil jogar uma competição como esta e assumir a responsabilidade. Fico orgulhoso de ajudar a seleção".
O facto de ter falhado o Euro'2016. Mentalmente, pesa o facto de poder jogar com a França em termos de motivação...
"Sem dúvida, muito motivado. Não pelo que aconteceu há 8 anos, mas porque temos uma grande oportunidade para estarmos mais perto do objetivo"
Contra a França teremos um jogo mais à medida
"Talvez, não sei o que responder. Não sei como a França vai jogar. Olhando para as caraterísticas deles, não é uma equipa montada para defender. Pode haver mais espaço"
Último jogo
"Um grande alívio e felicidade. Não é fácil ir aos penáltis. Já vi pessoas criticarem o que o nosso treinador disse, mas a verdade é que um relvado mau dificulta muito as nossas ações. Sentimos que merecíamos a qualificação. Ficámos felizes. Tivemos um grande herói, que foi o Diogo"
Quando Bernardo não está bem a Seleção também não está
"Eu percebo a pergunta. Não sei se de fora parece mais fácil, mas jogar uma competição como esta, contra equipas organizadas e que defendem baixo, que se metem todas atrás da linha da bola, não é fácil criar ocasiões de golo que queremos. Sabendo que há muito a melhorar, volto a dizer que a Seleção não está num mau lugar. Não me queixo porque recebemos muito dinheiro. A nossa profissão tem muito consumo das pessoas. Estamos num ótimo lugar para lutar pelo Euro. Vou dar sempre o meu melhor. Quando o treinador achar que não é suficiente, lá estarei".
Olhando para o que tem feito, como avalia o seu desempenho? "Sinto que estou a dar o meu melhor. Posso garantir que vou continuar a fazê-lo, sabendo que posso melhorar."
Bernardo Silva faz a antevisão ao Portugal-França, de amanhã, a contar para os quartos de final do Campeonato da Europa. Como é habitual, o internacional português encontrar-se-á com os jornalistas na sala de imprensa do Volksparkstadion e falará antes do selecionador Roberto Martínez. Fique por aí e acompanhe a conferência em direto, a partir das 18h45.
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Real Madrid dominou no seu país e no Mundo e voltou a rechear o museu do Bernabéu
David Coote envolvido em nova polémica
Lateral, de 33 anos, disputou 54 jogos pela equipa principal de Inglaterra