Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F

A "tristeza" pela saída de Otávio, a confiança em Matheus Nunes e as baixas para Alvalade: tudo o que disse Roberto Martínez

Selecionador fala pela primeira vez desde o arranque dos trabalhos da turma das quinas, que amanhã realiza o primeiro de três particulares rumo ao Euro'2024

• Foto: Fernando Ferreira

Roberto Martínez falou pela primeira vez desde o arranque da preparação da Seleção Nacional rumo ao Campeonato da Europa. O selecionador apareceu junto dos jornalistas no auditório da Cidade do Futebol para fazer a antevisão ao duelo de amanhã com a Finlândia, no Estádio José Alvalade, neste que será o primeiro de três particulares antes do início da competição, que irá decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Quais são os pontos essenciais para ter sucesso?



"Temos um percurso de preparação muito importante. O objetivo é termos os jogadores individualmente a um nível ótimo. Gostei muito da vontade e empenho no primeiro treino. É continuar."

Matheus Nunes foi uma escolha óbvia?



"Uma escolha natural e óbvia. Durante o estágio de março fez um jogo muito bom contra a Suécia e fez o papel de Otávio. Com o trabalho que fizemos nos 6 estágios temos os jogadores preparados. Dá-me tristeza perder o Otávio, porque é um jogador que dá tudo. Acontece, mas deu-me tristeza."

Pepe está em condições para amanhã?



"Está na fase de recuperação. Trabalhou com o grupo parte do treino, mas precisamos da competitividade de um jogo. Amanhã não vai jogar. O Nélson Semedo também não queremos arriscar. Têm que ter o precisam para estar ao melhor nivel. O Pepe teve um bom dia e a sua experiência é importante."

Teme que o que aconteceu com o Otávio possa acontecer com outros?



"Faz parte. Todos os torneios têm um período em que pode haver lesões. Estamos a trabalhar com uma equipa muito competente. Até ao jogo com a Rep. Checa, temos que trabalhar individualmente com os jogadores. Há outras seleções que também perderam jogadores. Estou muito contente com o trabalho da equipa médica."

Rúben Neves e Cristiano Ronaldo contam para o jogo com a Croácia?



"O Rúben e o Cristiano chegam no dia 7. Como sabem, todos os jogadores tiveram 7 dias desligar e ter a mente fresca. Eles têm um plano para entrar no jogo com a Irlanda"

Assobios a alguns jogadores devido à 'clubite'. Teme que neste jogo em Alvalade possa acontecer também?



"A época dos clubes terminou. A Seleção é a equipa de todos. Devíamos apenas falar dos jogadores que estão na Seleção e que vão lutar pelas cores do país. Nos últimos jogos da Seleção o ambiente foi espetacular. A força e energia que a nossa equipa pode ganhar com os adeptos é única. Tenho muita vontade de estar no jogo com os nossos adeptos. Gostariamos de ter mais jogos com os nossos adeptos. São muito importantes."

Matheus Nunes saiu prejudicado por ser transferido para o City?



"É um pergunta que precisa de compreender o processo. Chegou a um clube novo e há um período de adaptação. O Matheus ganhou a Premier League e valorizo muito o que fez no jogo com a Suécia. A carreira de um jogador não se faz apenas de boas notícias. O Matheus tem uma oportunidade para desfrutar e ajudar a Seleção."

O porquê de escolher Matheus e não Pote?



"O Matheus tem o perfil do Otávio. Utilizámos 31 jogadores... tivemos que reduzir a 26 jogadores. Está dentro, conhece o grupo e os conceitos. É uma entrada natural. Quanto à questão física trabalhamos bem com o clube. Temos muita informação. Está em condições perfeitas para o primeiro jogo."

Podemos esperar rotação nos particulares?

"A parte física é importante, mas qualquer jogador precisa de não ter fadiga mental. Temos a oportunidade de trabalhar com os jogadores na recuperação. Nestes particulares podemos utulizar os jogadores convenientemente. Os jogadores demonstram orgulho e frescura por estar aqui."

Vai utilizar estes jogos para definir a estratégia?



"É continuar o trabalho que fizemos no apuramento. Os momentos de forma dos jogadores, adversário, conceitos... são a resposta. Precisamos de ser uma equipa flexível e vamos continuar a trabalhar neste sentido."

Roberto Martínez chegou a dizer que quem estivesse a 80 por cento não ia ao Europeu. Nomes como Pepe, Pedro Neto... estão acima dos 80 por cento?



"Certamente estão. Só o Otávio não está. Todos os outros estão ao nível que esperamos e que vão estar a 100 por cento para o primeiro jogo na Alemanha. Acredito muito no que esse grupo de jogadores pode fazer. Estão todos acima dos 80 por cento. Não há problema."

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Euro 2024
Notícias
Notícias Mais Vistas