Selecionador nacional lançou o duelo referente aos 'quartos' do Euro'2024
Jogar bem não é jogar bonito, como disse Fernando Santos. Concorda?
"Gosto avaliar os torneios no final. Gosto de jogar bem, bonito e com muitos golos. A perfeição não existe, mas lutamos para mostrar o máximo nivel. Quando jogamos bonito, jogamos melhor e, quando assim é, temos mais opções para ganhar"
Críticas pelo excesso no cruzamento.
"Procuramos atacar o adversário em todos os lados, não apenas num foco. Temos jogadores que podem fazer a diferença em todas as partes. As ligações e padrões são muito fortes. Os cruzamentos não tiveram a eficácia que podem ter. Mas isso é a qualidade do cruzamento, quem está na área, o adversário, que também joga, mas o importante é chegar. Porque é a forma de criar oportunidades. Estamos a trabalhar nisso, mas não estou preocupado com isso."
Duelo Ronaldo vs. Mbappé. O que diz aos portugueses, vamos sofrer?
"Sofrer faz parte da vida, do futebol... O importante é o fim feliz. Se podemos prometer o mesmo, vamos dar tudo, jogadores focados em jogar este grande momento do futebol português. Mas o fdutebol é um desporto de equipa. Amanhã não é um jogo entre dosi jogadores. São incríveis. Têm uma influência no desporto mundial. Vai continuar. O Cristiano tem no Mbappé, o Mbappé teve noutros. Amanhã é um jogo que a e quipa precisa de ter um bom nível para ganhar."
Preparação para parar Mbappé?
"O importante é controlar o contra-ataque. A Françanão é só Mbappé. Tem outros jogadores que podem atacar o espaço e precisamos de parar isso. Respeito muito a França. Defende com muitos e consegue encontrar os espaços. Como equipa precisamos de um desempenho completo. Precisamos de evitar os ataques rápidos e defender bem a nossa área. Mas não há planos para um jogador, porque a França tem muitas individualidades".
Muitas mudanças em relação à Eslovénia?
"Não posso revelar. Ainda não falei com os jogadores, mas estamos recuperados. O período de jogo durante a Eslovénia não terá importância amanhã. Tivemos 4 jogos com os 23 jogadores. A França jogou 18 jogadores de campo. Estão todos aptos e preparados".
Jogadores de origem africana na Seleção: Rafael Leão, Semedo, Mendes e Danilo Pereira. A importância para Portugal.
"Todos têm valências diferentes, não importa a parte onde cresceram, se é do Norte ou Sul. Todos são diferentes. Na Seleção todos têm uma qualidade humana que faz a diferença. As valências táticas e técnicas não se relacionam com isso".
Abençoado por treinar Cristiano Ronaldo?
"Para mim todos os dias são um novo dia. É um jogador que tem um currículo incrível, que vai batendo todos os recordes. A frescura que traz é surpreendente. É um exemplo para a seleção. Alguém que quer vencer todos os dias. Quando tens um jogador tão comprometido assim, acabas por sentir-te privilegiado por isso".
Importância de João Palhinha.
"É um jogador muito importante no balneário, porque dá equilíbrio. Trabalha bem com bola, sem bola, recupera. É um jogador que todos os treinadores valorizam muito, mas há jogadores que não têm a mesma respeito desde fora. Mas para nós o João é muito importante pelo equilíbrio que dá.
Quem pode ser o Eder amanhã?
"Acho que os 23 estão preparados. Olho para os jogadores e pode haver dúvidas se estão preparados... Todos tiveram minutos. Estão a trabalhar muito bem. Não é uma questão de qualidade, mas psicológica. E todos estão preparados".
Final de 2016 e esta equipa. Quem joga melhor?
"Não gosto de comparar gerações, porque é muito subjetivo. Um momento incrível como selecionador, todos falamos do que significa jogar pela seleção. Isso mostra a preparação do Eder, para estar preparado no momento. E a oportunidade de criar memórias. O Euro é um jogo que não gosto de comparar. Esta geração tem o seu caminho. Espero que esta geração possa motivar as do futuro."
Livres da Seleção. Quem decide?
"Os jogadores praticam no treino. O Cristiano e o Bruno são os dois jogadores que têm a responsabilidade. Algumas vezes é o perfil, a posição, o momento, mas temos a sorte de ter dois jogadores com um nível muito alto."
Treino e memórias com a França
"Tivemos um treino fantástico. Estou muito contente, o sorriso é por isso. Foi um treino muito bem. Todos aptos. Todos já jogaram. Três guarda-redes. Deu uma memória incrível aos nossos adeptos. Como selecionador estou muito contente com o trabalho. A experiência ajuda. É mais fácil com do que sem. Mas amanhã são os jogadores. Vamos tentar. Desfrutar, dar tudo. França é uma boa seleção, mas todos os jogos são diferentes. Mas a experiência ajuda.
Críticas ao jogo e a falta de risco
"Há dois pontos. O primeiro é que os jogos são muito competitivos, os adversários trabalha muito bem. Não concordo que não arriscamos. Somos a que mais arrisca, chegadas, remates... O golo é diferente, mas quem chega no último terço... Isso são as estatísticas, não a minha opinião. Mas queremos melhorar. Com a Turquia foi muito bom. É uma equipa que está nos 'quartos'. Há uma mistura. Há coisas bem feitas, para manter, e outras que precisamos de melhorar. Mas não concordo que não arrisque, que não tenha personaldiade no último terço. Tivemos 36 cantos. Há muitos dados que mostram o risco e a chegada, que queremos utilizar o talento para ganhar jogos. Mas precisamos de marcar mais, claro"
Críticas às substituições e a utilização de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo
"Acho que críticas fazem parte do meu trabalho. Tenho informação, critério, o que preparámos. Há muitos dados que precisamos para tomar decisões. Mas faz parte. Agora um ano e meio as críticas mostram uma paixão que há pela Seleção. E aceito isso. Acredito que temos jogadores muito importantes, mas a competitividade no balneário, eu vejo-a. As críticas fazem parte. Tivemos um apuramento com 10 vitórias e tive críticas. O foco para mim não é ouvir os comentários, mas é fazer com que o desempenho amanhã seja o melhor possível. É isso que posso prometer aos adeptos".
Sonhou que ia eliminar a Eslovénia?
"Há momentos que são para o grupo, que podmeos partilhar no futuro. Estava a partilhar muitos momentos com o Humberto Coelho e acho que é uma história para o futuro. Gostaria de manter o que aconteceu com os jogadores para continuar o caminho. Precisamos de uma nova história, mas no futuro posso partilhar o que aconteceu".
Críticas ao jogo de Portugal
"Para nós o imporatnte é mostrar sincronização e conhecimento. Ser prevísivel, todas as equipas o são, mas o importante é como se executa o talento. Tivemos 4 jogos, 30 treinos. Agora estamos preparados. Focados para dentro do balneário, com muita autocrítica, para melhorar, mas o estilo é claro. E não precisamos de mudar de jogo a jogo, para tentar ser imprevisível. Faz parte do que queremos ser"
Depois de Bernardo Silva, Roberto Martínez também fará a antevisão ao Portugal-França de amanhã, num duelo que vai decidir quem irá ocupar uma das vagas das meias-finais do Campeonato da Europa. Acompanhe a conferência de imprensa do selecionador nacional em direto, a partir das 18h45.
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Real Madrid dominou no seu país e no Mundo e voltou a rechear o museu do Bernabéu
David Coote envolvido em nova polémica
Lateral, de 33 anos, disputou 54 jogos pela equipa principal de Inglaterra