Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F

Pepe e o abraço a Cristiano Ronaldo: «Significa muito, mas vou ter oportunidade para falar»

Experiente defesa-central não quis abordar o tema, mas prometeu explicações para mais tarde

Pepe e Cristiano Ronaldo protagonizaram um momento emocionante no final do Portugal-França, duelo dos quartos de final do Campeonato da Europa que terminou com um triunfo francês por 5-3 após o desempate por penáltis.

Em declarações na 'flash-interview' da Sport TV, o experiente defesa-central de 41 anos foi convidado a explicar o momento com o capitão da Seleção Nacional, mas preferiu deixar esse esclarecimento para depois. "Dói perder assim. Pelo que fizemos é difícil encontrar palavras. Pelo que fizemos merecíamos outro resultado mas o futebol é assim. Há 4 dias estávamos felizes pelos penáltis e agora estamos tristes. Fomos inteligentes a jogar com os processos definidos mas o futebol é isto. Tivemos dois jogos com a Eslovénia e a República Checa que jogam em bloco baixo e é difícil defrontar essas seleções, tentámos dar largura e insistimos. Hoje seria mais aberto com outro ritmo, tal como a Turquia que quis jogar aberto contra nós. Queria continuar nesta competição. O abraço significa muito… não é o momento pois é muito doloroso e depois vamos ter oportunidade para falar sobre isso. Eu terei tempo de falar sobre o meu futuro, temos de passar por esta dor muito grande, tínhamos capacidade para vencer a prova, e agora temos de levantar a cabeça", começou por dizer o internacional português.

À CNN PORTUGAL

Foi o último jogo por Portugal?

"O importante não é isso. Vou ter tempo para falar do meu futuro. O mais importante é dar os parabéns aos meus companheiros pela entrega que tiveram no jogo, cumprindo sempre o plano que tínhamos traçado para este jogo mas o futebol é isso, é cruel."

As lágrimas representavam algo além da derrota?

"Sim, mas vou ter tempo de falar. Temos de passar por esse processo da dor, da tristeza, que faz parte. Todos estávamos aqui com o objetivo de querer ganhar, de querer dar o nosso melhor pelo nosso país, obviamente não conseguimos dar essa alegria ao nosso povo, mas infelizmente o futebol é isso. É muito cruel. Há cinco dias ganhámos nos penáltis, hoje perdemos, há que dar força aos meus companheiros aos meus companheiros, que estamos num bom caminho."

AO CANAL 11

Desilusão pela eliminação

"Por aquilo que nós fizemos, por tudo aquilo que meus companheiros fizeram, não merecíamos ter perdido. Mas o futebol é isso. É triste perder dessa maneira. Há cinco dias atrás, também ganhámos dessa forma. O futebol é cruel, às vezes te dá a glória e outras vezes te tira. Mas há que continuar a acreditar nesse processo, com o nosso selecionador. Estamos no bom caminho e a semear para o futuro de Portugal ser bastante risonho."

Foi a sua despedida da Seleção?

"Eu vou ter tempo de poder falar isso. Já estive ali atrás a falar aos vossos companheiros. Vou ter tempo de falar isso. Hoje, não é o momento de falar do futuro do Pepe."

O que lhe disse Cristiano?

"Não vou dizer publicamente. Mas nós sentimos muito isso. Ao contrário do que muita gente pensa, nós sentimos muito isso. Sentimos a frustração de não ganhar um jogo, de sair eliminado numa competição tão grande como o Europeu, sabendo que tínhamos muita qualidade de poder seguir em frente. É a dor que nós sentimos. Mas tenho de agradecer aos portugueses. Desde o primeiro dia, quando me naturalizei, disse que ia dar o máximo de mim e retribuir tudo aquilo que Portugal me deu. E a melhor forma de eu poder retribuir é dentro do campo, fazendo aquilo que eu mais amo. E senti essa alegria deles com a ovação que me deram no Europeu."

Com que sensação sai deste Europeu?

"A nossa caminhada foi curta. Poderíamos ter chegado muito mais longe. Sabemos que o futebol é isso mesmo e caímos hoje."

João Félix em baixo

"Ele tem de estar orgulhoso do trabalho que fez, aliás que todos fizeram. Todos treinam sempre no máximo para que, quando tiverem a oportunidade, darem o seu melhor. Ele entrou bem, mas tocou-lhe a ele o penálti. Amanhã podia tocar ao Pepe perder um penálti, mas o que fica é o trabalho feito. Isso vai dar-lhe uma aprendizagem muito grande, para que no futuro tenha outra bagagem e possa ajudar Portugal."

[artigo atualizado às 00:39]

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Euro 2024
Notícias
Notícias Mais Vistas