Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
21/06/2024

O "talento" de Arda Güler, a experiência de Ronaldo e a versatilidade de Pepe: tudo o que disse Roberto Martínez

Selecionador nacional perspetivou o duelo contra a Turquia, a contar para a 2.ª jornada do Grupo F do Euro'2024

A carregar o vídeo ...
Roberto Martínez: «Depois do jogo com a Rep. Checa somos melhores e estamos mais preparados»
17:18 21.06.2024

«Turquia? Não concordo que será mais fácil, não há jogos fáceis num Europeu»

O Rafael Leão disse que este jogo pode ser mais fácil para os jogadores ofensivos e que a Seleção podia dar espetáculo. É isso que prometem?

"Não há jogos fáceis, mas vai ser diferente. Acho que a Rep. Checa não tentou jogar da maneira que sabe, mas acontece. O que vimos é que as equipas são muito competitivas, há um nível de verticalidade e todas querem competir e têm soluções durante 90 minutos. A Turquia tem muito talento, mas também tem uma boa estrutura defensiva, o trabalho de um treinador italiano. São muito equilibrados. Todos os jogos são diferentes. A Rep. Checa fez um remate enquadrado e marcou um golo, é algo difícil. Mas a nossa reação foi muito boa e agora estamos preparados para outro jogo, que achamos que será muito diferente. Não concordo que será mais fácil, não há jogos fáceis num Europeu".

17:16 21.06.2024

«Cristiano Ronaldo está na Seleção porque merece cá estar, basta olhar para o que tem feito»

Acha que usar o Cristiano durante 90 minutos ao longo de todo o torneio faz sentido? Não pressiona o guarda-redes com tanta frequência ou as defesas adversárias...

"Posso fazer-lhe uma pergunta? Sabe quantos minutos o Cristiano fez na temporada passada? Tem experiência, não houve outro jogador na história do futebol com 6 Europeus. É importante perceber o que um jogador traz. O Cristiano traz experiência, traz oportunidades de golo, uma maneira de abrir espaços. O Cristiano está na Seleção porque merece cá estar, basta olhar para o que tem feito e para o que fez nas últimas competições".

A post shared by GameGear (@gamegear_pt)

View this post on Instagram

A post shared by GameGear (@gamegear_pt)

17:14 21.06.2024

«Cruyff mudou a minha forma de ver o jogo»

Quando começou a sua carreira de treinador, quem foram as suas principais inspirações?

"O treinador que marcou a minha forma de ver o jogo foi Cruyff, mudou a forma de ver o jogo. Tive a oportunidade de ver treinadores com outras metodologias, como a de Fabio Capello, de Maturana, sempre treinadores que trabalharam muito bem os vários aspetos de uma equipa. Mas a influência maior foi de Cruyff".

Pub
17:14 21.06.2024

«Os jogadores têm muita auto-crítica, não precisam do treinador»

Diogo Jota falou-nos de algumas das críticas que o míster fez aos jogadores e referiu a falta de convicção para entrar na área. O que lhes disse?

"O importante é rever e avaliar todos os desempenhos. É importante para nós ter clareza relativamente ao que podemos melhorar, fica para nós a maneira como trabalhamos. Os jogadores têm muita auto-crítica, não precisam do treinador. Há coisas em que temos de melhorar, mas os três treinos que fizemos foram muito positivos. Gostei muito da atitude dos jogadores e temos 26 jogadores aptos para amanhã e ainda mais preparados. Isso faz parte do processo".

17:13 21.06.2024

«Cristiano Ronaldo foi muito disciplinado, trabalhou muito e é um matador, um jogador de área muito importante»

Do que viu do Cristiano, e pelo que vem aí, acha que é preciso colocar um jogador mais perto dele?

"Acho que o Ronaldo fez três remates enquadrados e foi o que mais remates enquadrados teve durante o torneio no 1.º jogo. Foi muito disciplinado, trabalhou muito e é um matador, um jogador de área muito importante. Abre espaço. No golo do Francisco, o espaço abre-se porque o Cristiano está na área. Trabalhamos com um foco e o Cristiano é importante para nós, naquilo que tentamos fazer na grande área. Mas é importante lá chegar. A nossa equipa não é uma equipa de jogo direto, de procurar o ponta-de-lança rapidamente. Queremos chegar ao último terço com cinco, seis, sete jogadores. O estilo de Portugal não é jogar diretamente. Não precisamos de ter um jogador, precisamos de ter quatro, cinco ou seis perto do ponta-de-lança".

17:10 21.06.2024

«O foco é dar tudo nos primeiros três jogos»

Uma derrota pode complicar muito a liderança do grupo. Este jogo ganha especial importância?

"O segundo jogo é o segundo jogo, é muito importante para nós para seguir o caminho, criar competitividade no balneário, crescer e claro que queremos jogar bem em todos os jogos. O foco é dar tudo nos primeiros três jogos, depois é ver o que fizemos bem, melhorar e continuar com o nosso papel. A Turquia tem 3 pontos, nós também, e é normal que as duas equipas tentem ganhar".

Pub
17:09 21.06.2024

«Arda Güler é um talento sensacional, tem um futuro extraordinário»

Arda Güler tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar em Europeus e 'roubou' o recorde a Ronaldo. Isso pode dar motivação extra ao Cristiano?

"Acho que foi um grande momento. Sabemos que o Arda Güler é um talento sensacional, tem um futuro extraordinário. É um jogador muito eficiente, gosto das equipas que dão espaço aos jogadores mais jovens e é muito bom vê-lo a jogar. Mas queremos ganhar e vamos fazer por isso".

17:08 21.06.2024

«Pepe só num sistema com três centrais? É um jogador que pode jogar em estruturas diferentes»

Pepe fez dois jogos desde o início do estágio e a Seleção jogou com 3 centrais nos dois. É uma opção só para jogar nesse formato?

"É um jogador que pode jogar em estruturas diferentes. É importante. É um defesa nato, gosta de defender e comunicar. Pode jogar numa linha de três defesas ou de quatro, sem problema".

17:07 21.06.2024

«Há muitos dados que mostram o que fizemos bem contra a Rep. Checa e o que precisamos de melhorar»

Depois de ver o jogo com a Rep. Checa, o que Portugal fez de bem e é para manter, e o que fez de menos bem e é para melhorar?

"Acho que o resultado tem um peso importante no futebol. Para nós, as estatísticas do jogo, como 73% de posse de bola, 13 cantos, foram muito boas. Precisamos de melhorar o que fizemos na 1.ª parte, não tivemos o número de remates que queríamos. A nota mais positiva foi a reação depois de sofrer o golo. A equipa controlou o jogo, mostrou maturidade, personalidade. Nesse momento fizemos cinco remates enquadrados, marcámos três golos [um anulado], foi uma reação muito boa. Não reagimos assim contra a Eslovénia e a Croácia. A equipa cresceu e isso é muito importante. Há muitos dados que mostram o que fizemos bem e o que precisamos de melhorar".

Pub
17:06 21.06.2024

«Depois do jogo com a Rep. Checa somos melhores e estamos mais preparados»

Francisco Conceição decidiu o último jogo. Faz por merecer mais espaço e talvez uma titularidade?

"É normal vocês estarem aqui para analisar, mas nós temos 23 jogadores de campo: 10 que vão para o 11 inicial e uma equipa que termina o jogo. O importante é que todos estão preparados. No último jogo vimos isso. O Francisco entrou e mostrou o porquê de estar na Seleção, Neto e Inácio igual, tal como Nelson Semedo. É isso que precisamos de fazer. Para nós é importante chegar ao torneio e crescer, depois do jogo com a Rep. Checa somos melhores e estamos mais preparados. Foi o primeiro jogo onde conseguimos dar a volta ao marcador depois de sofrer o primeiro golo. Precisamos que todos estejam preparados, o importante não é estarem ou não no 11 inicial".

17:05 21.06.2024

«Turquia tem um jogo interior muito forte e precisamos de parar isso e estarmos compactos»

Portugal venceu sempre em jogos oficiais frente à Turquia, que na 1.ª jornada foi a seleção com mais recuperações de bola, desarmes e golos fora da área. Como Portugal vai conseguir contrariar isto? Vamos ter um onze diferente?

"Acho que o estádio é um estádio que esperamos que tenha muito ambiente. No jogo com a Geórgia, a Turquia teve muito apoio nas bancadas. Têm um jogo interior muito forte e precisamos de parar isso, de estar compactos e ter uma ideia clara de como parar a Turquia. Mas também precisamos de ser nós mesmos, controlando e dando largura o jogo. O jogo com a Geórgia mostrou uma Turquia que pode defender mas que sempre tem o ataque em foco. O último golo mostra isso, mostra a personalidade e a atitude da equipa. Não há segredos".

17:03 21.06.2024

«A Turquia é uma mistura incrível de talento jovem»

O jogo com a Rep. Checa foi surpreendente pela postura adversária, vimos uma equipa bastante defensiva. A Turquia contra a Geórgia foi o contrário. Este estilo de jogo diferente pode levar a alterações?

"Sem dúvida, sim. São adversários diferentes. Concordo que o jogo contra a Rep. Checa não foi o que eles tinham no plano, usar um bloco baixo cedo. Criámos problemas porque tivemos o controlo do jogo, da bola. A Rep. Checa gosta de marcar o homem, tentando fazer um trabalho defensivo diferente do que conseguiram fazer. A Turquia é uma mistura incrível de talento jovem. Vimos o que jogadores como o Arda Güler fazem. Têm a experiência de jogadores como Çalhanoglu. Acho que essa mistura traz muita qualidade com bola, sendo que o treinador também deu uma estrutura defensiva muito boa e forte".

Pub
16:32 21.06.2024

Roberto Martínez faz a antevisão ao Turquia-Portugal

Juntamente com Rafael Leão, Roberto Martínez fará também parte da conferência de imprensa desta sexta-feira de antevisão ao Turquia-Portugal, a contar para a segunda jornada do Grupo F do Euro'2024.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Euro 2024
Notícias
Notícias Mais Vistas