Ataque deixa capital belga em alerta e adeptos continuam dentro do recinto, com muita polícia à volta
Dois cidadãos suecos morreram e várias pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque terrorista em Bruxelas, esta segunda-feira à noite. Segundo a imprensa belga, o presumível autor disparou com uma Kalashnikov sobre vários indivíduos nas ruas da capital e a segurança foi reforçada junto do Estádio Rei Balduíno, onde decorre o Bélgica-Suécia, de qualificação para o Euro'2024. A partida, aliás, estava no intervalo e já não foi reatada, pois os jogadores suecos não quiseram prosseguir, contando com o apoio dos futebolistas belgas. Os adeptos, esses, tiveram de ficar retidos nas bancadas e apenas puderam deixar o recinto por volta das 23h30. Segundo a Cadena COPE, alguns foram mesmos aconselhados a esconder as camisolas da Suécia à saída...
A UEFA confirmou depois a suspensão do jogo: "na sequência de uma suspeita de ataque terrorista em Bruxelas, foi decidido, após consulta das duas equipas e da polícia local, que o encontro seria abandonado. Mais comunicações serão feitas posteriormente."
Relacionadas
De acordo com relatos no local, o suposto autor, com um colete fluorescente laranja, terá assumido pertencer ao Estado Islâmico e gritou 'Aallahu Akbar', uma expressão que pode ser traduzida como 'Alá é grande'. Depois de alvejar os suecos e disparar sobre mais pessoas, acabou por abandonar o local de mota, continuando em paradeiro incerto. Recorde-se que ao lado, em França, o país está em alerta devido a ameaças de ataques terroristas.
Entretanto, o nível de alerta terrorista em Bruxelas foi elevado ao máximo e há estações de metro já encerradas. A ministra do Interior, Annelies Verlinden, referiu que "o autor está a ser localizado" e que a polícia está à proceder à investigação."
De acordo com o 'Het Nieuwsblad', o suspeito terá partilhado depois no Facebook um vídeo onde dizia que tinha assassinado "três infiéis".
A família Real belga já se pronunciou: "Estamos em choque com o tiroteio que atingiu a nossa capital esta noite. O nosso pensamento está com as vítimas, as suas famílias e os seus entes queridos. Apoiamos os serviços de segurança que estão a fazer de tudo para que possamos encontrar o autor deste crime."
(notícia atualizada às 23h55)
Defesa do Alanyaspor defronta o Fenerbahçe treinado pelo técnico português
Real Madrid dominou no seu país e no Mundo e voltou a rechear o museu do Bernabéu
David Coote envolvido em nova polémica
Lateral, de 33 anos, disputou 54 jogos pela equipa principal de Inglaterra