Suíça-Portugal, 1-0: Levar para casa um 'Desaforovic'

Suíço do Benfica marcou a abrir, Portugal só foi Portugal na segunda parte e perdeu a liderança

• Foto: Pedro Ferreira
PUB

E pronto: Portugal deixou de ser líder do Grupo A2 da Liga das Nações ao tombar perante a Suíça em Genebra, terminando sem beleza o ciclo de quatro jogos em 10 dias. Tal como o selecionador helvético avisara, a sua equipa seria diferente da que fora surrada em Lisboa, sobretudo numa primeira parte bem conseguida. O esquadrão da casa entrou a ganhar com o golo ‘ubermadrugador’ de Seferovic e Portugal teve de amargar uma derrota e ver a Espanha passar-lhe à frente, embora a turma das quinas tenha feito mais do que suficiente durante a etapa final para voltar a casa pelo menos com um ponto.

A derrota portuguesa começou... no começo: Seferovic não perdoou, meio com a cabeça, meio com ombro, aos 56 segundos! Portugal tentou responder, mas a Suíça fechava bem o espaço, com Xhaka a servir de pêndulo no meio-campo, organizando toda a manobra da equipa como um marechal de campo. Aos 17’, Portugal criou finalmente perigo por Danilo (na primeira de tantas defesas de Omlin) e a seguir Rafael Leão faturou, mas o golo foi anulado. Um fogacho.

Aos 21’, Yakin viu a sua equipa perder um peso-pesado - Shaqiri saiu por lesão -, mas a coisa continuava como o diabo gosta para Portugal: muita pressão da Suíça logo na primeira fase de construção, a não conceder espaço, sempre em cima do portador da bola. Num rara reação, Otávio colocou na área, mas André Silva foi vencido pela defesa. À meia hora, jogava-se em exclusivo no meio-campo português e Fernando Santos exasperava.

PUB

A outra face

Para a segunda parte, o engenheiro foi à procura de outra coisa no flanco destro, colocando Gonçalo Guedes. O jogo ganhou eletricidade e perdeu balizas, mas o que mudava da primeira para a segunda parte? A Suíça perdeu equilíbrio, saía de forma algo precipitada e Portugal reaparecia mais arguto e intenso. Mas a derrota persistia no marcador e a Suíça apostava no contragolpe. Antes que Fernando Santos fizesse uma dupla substituição (62’), Seferovic ficou a centímetros do segundo. A seguir, Vitinha e Leão saíram para dar lugar a Bernardo Silva e Jota, respetivamente. Mal entrou, Bernardo Silva puxou da canhota e obrigou Omlin a defesa complicada. Era outra loiça.

Portugal mostrou os dentes e os helvéticos começaram a tremer como nunca antes. A equipa das quinas montou o cerco e passou a disparar de todas as direções, agora que tinha a artilharia pesada em campo. Nos últimos 25 minutos, só deu mesmo Portugal... e Omlin a brilhar na baliza. Ricardo Horta foi o último recurso de Fernando Santos e Portugal acabou em cima do adversário. Tentou tudo, até Jota atirar ao lado no último suspiro. A derrota foi mesmo o destino. Ingrato, mas a punir o mau início. 

PUB

HOMEM DO JOGO

Que exibição de OMLIN! O suplente de Sommer defendeu tudo face a uma autêntica barragem de fogo. O 1-0 é muito dele

NÚMEROS

4 REMATES. Diogo Jota foi quem mais tentou o golo, seguido de Pepe e Guedes, ambos com três remates

8 DERROTAS. Fernando Santos somou o 8.º desaire como selecionador nacional, o segundo diante da Suíça

25 GOLOS. Seferovic já leva 25 tiros certeiros pela Suíça, subindo ao 7.º posto da lista dos melhores marcadores


E pronto: Portugal deixou de ser líder do Grupo A2 da Liga das Nações ao tombar perante a Suíça em Genebra, terminando sem beleza o ciclo de quatro jogos em 10 dias. Tal como o selecionador helvético avisara,...

Aceda ao Record
sem limites, no pc
e no smartphone ASSINAR POR 1€ por 1 mês
Por Filipe Alexandre Dias
3
Deixe o seu comentário
PUB

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais
PUB

Últimas Notícias

  • 22:06 Liga Bwin Guarda-redes do Famalicão evita quarto golo do Sp. Braga com grande defesa
  • 22:03 Benfica Selecionador belga sobre Vertonghen: «Teremos de ver a sua situação em setembro»
  • 22:00 Vídeos Killer Kelly: «Wrestling feminino e masculino estão ao mesmo nível»

O Record recomenda para si

PUB
PUB

Ultimas de Liga das Nações

Notícias

Notícias Mais Vistas