Depois de bater a Colômbia, Marrocos será o derradeiro adversário
A Argentina, conduzida pelo 'endiabrado' benfiquista Gianluca Prestianni, qualificou-se na quarta-feira para a final do Mundial de Sub-20, marcando inédito encontro com Marrocos, ao bater a Colômbia por 1-0, em Santiago do Chile.
Num embate arbitrado sem falhas pelo português João Pinheiro, o jogador do Benfica, melhor em campo, fez a assistência para o único golo, apontado aos 72 minutos pelo suplente Mateo Silvetti, companheiro de equipa de Lionel Messi no Inter Miami.
Este golo foi suficiente para a Argentina selar uma oitava presença na final, em busca do sétimo título, pois só perdeu a final de 1983, tendo vencido as de 1979, com Diego Armando Maradona, 1995, 1997, 2001, 2005, com Messi, e 2007.
No jogo decisivo, marcado para domingo, a Argentina vai medir forças com Marrocos, de Yassir Zabiri (Famalicão), que se qualificou para a sua primeira final, ao bater a França por 5-4 nos penáltis, depois de uma igualdade a um golo nos 120 minutos.
Em Santiago, a primeira parte foi jogada com muita cautela pelas duas equipas, com os colombianos a criarem as ocasiões mais perigosas, num cabeceamento de Joel Canchimbo (nove minutos), que sairia lesionado (37), e num remate de Juan Arizala (42).
Relacionadas
Para a segunda parte, o selecionador argentino, Diego Placente, lançou Tobias Andrada e Silvetti, que, aos 49 minutos, desperdiçou enorme oportunidade, ao rematar ao lado do poste direito, assistido por Prestianni.
Os colombianos responderam por Emilio Aristizábal, aos 52 minutos, Jhon Renteria, aos 54, e Juan Arizala, aos 58, mas, pelo meio, aos 56, Silvetti voltou a ter uma boa oportunidade, desperdiçando ainda outra aos 69, isolado, claro, por Prestianni.
O extremo do Benfica não perdeu, porém, a 'fé' no jogador do Inter Miami e, aos 72 minutos, depois de conduzir a bola desde o meio-campo, voltou a isolá-lo, com uma passe mortífero que, desta vez, Silvetti transformou em golo, com um toque subtil.
Prestianni, com dois remates aos 78 minutos, poderia ter 'acabado' com o jogo, que se complicou ainda mais para os 'cafeteros' aos 79, com o segundo amarelo a Renteria.
Na parte final, aos 85 minutos, a Argentina ainda criou uma última grande ocasião, de novo com Pretianni - sairia aos 90'+1 - na origem, a servir Silvetti, que desta vez assistiu para o remate falhado de Alejo Sarco.
Os colombianos ainda conseguiram colocar várias vezes a bola na área argentina, mas não criaram qualquer oportunidade para bater Santino Barbi, sempre bem escoltado, entre outros, pelo portista Tomás Pérez, que jogo todo o encontro no centro da defesa argentina, como Oscar Perea, do AVS, no ataque colombiano.
A final da 24.ª edição do Mundial de sub-20, entre Argentina e Marrocos, realiza-se no domingo, pelas 20H locais (00:00 de segunda-feira, em Lisboa), em Santiago do Chile, enquanto, no sábado, às 16H (20H00), Colômbia e França jogam pelo bronze.
Avançado do Benfica foi o melhor em campo na meia-final diante da Colômbia
Pode tornar-se no segundo país africano a vencer a porva, depois do Gana em 2009
Depois de bater a Colômbia, Marrocos será o derradeiro adversário
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo