Vale não tem dúvidas da qualidade dos seus pupilos e...
Ilídio Vale foi um dos mais aplaudidos na chegada da Seleção Nacional de Sub-20 ao Aeroporto de Lisboa. Aos jornalistas, o selecionador revelou muito orgulho na prestação da sua equipa e destacou o brio com que todos os jogadores se apresentaram na Colômbia.
"Disputámos um Mundial com muita lealdade e enorme ambição, mas sabíamos que ia ser complicado. Merecíamos ser campeões, mas ganhou uma grande equipa, numa final intensa entre as duas melhores equipas do Mundo", revelou.
Relacionadas
"Saímos com sentimento de dever cumprido, pois fomos além do que esperávamos. Os jovens portugueses têm feito um grande trabalho mas não são avaliados da melhor maneira. Para mim o que fizeram no Mundial não foi uma surpresa. Se calhar foi uma surpresa para os menos atentos. Não me agrada muito isso, por muitas vezes não darem o valor adequado aos jovens. Os media também passam uma imagem diferente", assegurou depois.
"Sabíamos o que pensavam de nós, mas tínhamos orgulho em representar o país, também sabíamos que não éramos os mais talentosos, mas podíamos ser os mais fortes", garantiu.
Vale não tem dúvidas da qualidade dos seus pupilos: "Temos a melhor equipa europeia de 2011. Nunca tinha assistido a nenhuma seleção que tenha ficado 6 jogos num mundial sem sofrer golos. E tivemos 4 jogadores eleitos para melhor onze do Mundial."
Sobre jogadores sem colocação, o treinador foi claro: "É necessário pensar um pouco nessa situação. A questão fundamental é o último ano como júnior e o primeiro como profissional. Todos nós estamos interessados em ter os melhores jogadores e o melhor futebol."
A designação de geração coragem "pegou" e Ilídio Vale considera que o epíteto é bem aplicado: "Merecemos esta designação por tudo o que fizemos. Tivemos muitas adversidades, mas conseguímos superar tudo. Revelamos caráter, mentalidade vencedora e cumprimos todos os nossos objetivos a nivel desportivo."
No final, tempo para agradecimentos: "Quero agradecer a todos os jogadores que estiveram neste processo, mesmo os que não fizeram parte dos 21 finais, alguns por opção técnica outros por limitações, mas todos foram fundamentais. Quero agradecer também ao staff técnico, pois foram fundamentais."
"Quero partilhar este momento com todos os colegas, jogadores, treinadores, e clubes que nos disponibilizaram os jogadores. O nosso feito não é uma coisa que se consiga sozinho, por isso é que temos de partilhar este momento que para nós é de enorme felicidade", rematou.
Guarda-redes, atualmente na Académica, recorda caminhada que terminou com derrota frente ao Brasil
Já retirado, antigo avançado recorda caminhada que terminou com derrota frente ao Brasil
Médio do PSG recorda caminhada que terminou com derrota frente ao Brasil
Lateral do Arsenal recorda caminhada que terminou com derrota frente ao Brasil
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes