Antigo campeão do Mundo pelo Brasil em 2002 apresentou o troféu em Portugal
O troféu de campeão do Mundo de futebol de seleções da FIFA, composto por 6,412 quilogramas de ouro, está em Portugal e aterrou esta quinta-feira no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, trazido pelo brasileiro Gilberto Silva, que o conquistou com a seleção canarinha em 2002, na competição organizada por Coreia do Sul e Japão.
O antigo médio brasileiro descreveu a sensação de poder levantar o troféu mais desejado a nível mundial. "Só vos digo que erguer esta 'copa' é a conquista de uma vida! É verdade que já lá vão 20 anos e que fomos a última seleção sul-americana a levantar este troféu, por isso sei bem a alegria de o levantar. Mas também fiz parte da seleção no Mundial'2006 e Mundial'2010 e conheço bem a frustração e a deceção. Tem havido muita desilusão no Brasil nas últimas duas décadas", admitiu Gilberto Silva, acerca do sonho brasileiro do 'hexa', depois do 'penta' em 2002 (a juntar aos títulos do Brasil em 1958, 1962, 1970 e 1994).
A chave do sorteio ditou que Portugal e Brasil poderão encontrar-se nos oitavos-de-final da competição (basta uma das equipas vencer o respetivo grupo e a outra terminar no 2.º lugar do respetivo grupo). Questionado sobre esse possível duelo, o antigo atleta responde assim: "Vou torcer pelo Brasil, naturalmente, mas com grande carinho por Portugal, e que seja um grande espetáculo. O Mundial é uma prova díficil onde muitas seleções são candidatas e favoritas."
Importa referir que Gilberto Silva esteve sempre acompanhado por Rui Serpa e Ana Cláudia Ruiz, da Coca-Cola, além dos inúmeros militares presentes na cerimónia.
Jogador dos dragões também assistiu
Acompanhe todas as incidências do encontro de apuramento para o Mundial'2026
Acompanhe todas as incidências do encontro de apuramento para o Mundial'2026
Mambas muito dificilmente conseguirão chegar ao 2.º lugar, de acesso ao playoff
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos