[videopub:http://spvd.i.xl.pt/6wjmc38Gyz7BzJVidvfv.jpg|http://spvd.v.xl.pt/6wjmc38Gyz7BzJVidvfv.mp4|290|240]
O decisivo Portugal-Suécia, que se espera que carimbe o apuramento português para o Mundial de 2014, no Brasil, vai ser disputado no Friends Arena, um dos mais novos e tecnologicamente evoluídos estádios de futebol da europa. Há um ano, Zlatan Ibrahimovic disparou nesse palco um dos remates mais impressionantes dos últimos tempos.
A 14 de novembro de 2012, a Suécia recebeu a Inglaterra com pompa e circunstância, no jogo de inauguração da Friends Arena, em Solna. Numa das noites mais memoráveis da carreira de Zlatan Ibrahimovic, o talentoso sueco apontou os quatro golos do triunfo nórdico (4-2), entre eles um espetacular pontapé de bicicleta a nada mais nada menos do que 30 metros da baliza.
Essa verdadeira obra-prima do avançado do Paris Saint-Germain está inclusivamente nomeada para o Prémio Puskas, sendo mesmo a principal candidata a ganhar o galardão referente ao melhor golo do ano, que será entregue no próximo mês pela FIFA.
Quatro vitórias em sete jogos no novo palco
O novo estádio, com capacidade para 50 mil espectadores e com teto amovível, que poderá ser utilizado no jogo de terça-feira, não tem sido talismã apenas para Zlatan Ibrahimovic. O embate diante de Portugal será o oitavo em um ano a ser jogado em Solna e por enquanto o registo vai sendo positivo: 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Destaque ainda para o facto de todos os jogos oficiais da Suécia terem passado a ser disputados na Friends Arena a partir do momento em que o estádio foi inaugurado. Uma vantagem para os homens da casa, perfeitamente ambientados às condições de jogo. Uma situação que, por exemplo, não acontece com a Seleção Nacional, que vai alterando de palco pelos excelentes estádios de norte a sul, construídos há 10 anos por alturas do Euro 2004.
Em termos individuais, não espanta que o jogador com mais golos pela seleção sueca na curta história do novo estádio seja Zlatan Ibrahimovic. O maior craque da formação nórdica soma 10 golos em 7 partidas (1,4 por jogo), uma média que desce para 0,75 (3 golos em 4 jogos) em embates oficiais.
A seleção sueca na Friends Arena