Maxi Pereira salva Pepe

Maxi Pereira salva Pepe
• Foto: LUSA

A FIFA atendeu aos argumentos de defesa apresentados pela FPF em relação à expulsão de Pepe e suspendeu o jogador apenas por um jogo, pelo que estará disponível para Paulo Bento na última partida do grupo com o Gana. Havia o receio de o defesa português poder ser castigado por 2 ou mais jogos, uma vez que o árbitro Miroslav Mazic classificou, no relatório do jogo, o gesto de Pepe como agressão. Contrariando a indicação do juiz sérvio, o comité disciplinar da FIFA decidiu castigar o central com um jogo.

A fundamentação apresentada pela FPF, à qual Record teve acesso, recorre a duas situações que aconteceram já neste Mundial e que poderão ter servido de atenuante no caso de Pepe. No plano da decisão do árbitro, refere-se uma situação similar ocorrida no EUA-Gana, curiosamente um jogo do nosso grupo, entre Muntari e Jones tendo o árbitro resolvido o “incidente” sem qualquer sanção disciplinar. Já ao nível do castigo aplicado pelo comité disciplinar da FIFA, a FPF recorre à suspensão atribuída a Maxi Pereira que pontapeou um adversário e foi expulso com vermelho direto, ato ao qual correspondeu um jogo de castigo.

PUB

A FIFA atendeu aos argumentos portugueses que admitiram o “comportamento antidesportivo de Pepe” mas “não uma conduta violenta” pelo que solicitaram que a sanção disciplinar estivesse em sintonia com a que foi aplicada ao uruguaio Maxi Pereira.

Na fundamentação da defesa, é reconhecido um “ligeiro toque entre as cabeças” de Pepe e Thomas Muller mas nunca uma agressão, sendo destacado o facto de o jogador alemão se ter levantado imediatamente para confrontar o jogador português. Admite-se que o contacto foi provocado por Pepe, mas o próprio Muller respondeu da mesma forma.

PUB

No relatório dos factos é constatado o teatro protagonizado pelo avançado alemão depois do toque que sofreu quando Pepe procurava “recuperar o seu próprio equilíbrio, esticou com o braço direito e acertou na cara e pescoço” de Muller. Foi perante essa reação “pouco razoável” que Pepe “sentiu a necessidade de dizer algumas palavras” ao jogador alemão, precipitando-se a situação.

FIFA contraria relatório do árbitro

A aplicação de um jogo de castigo a Pepe é um claro sinal dado pela FIFA de que os relatórios dos árbitros deixaram de ser documentos indiscutíveis. Ao refutar a argumentos de Mazic, que escrevera ter sido o gesto de Pepe “uma conduta violenta”, a FIFA demonstra estar, finalmente, aberta à argumentação da defesa. Em 2010, por exemplo, a FIFA recusou diminuir o castigo de 3 jogos aplicado a Ricardo Costa após a expulsão no jogo com Espanha. Na altura, a FPF reclamou, sem sucesso.

PUB

Fundamentos usados na defesa do central

Agressão. Maxi Pereira pontapeou o costa-riquenho Joel Campbell naquilo que pode considerar-se uma agressão merecedora de mostragem de cartão vermelho

Castigo. Confirmou-se o que se previa. Maxi Pereira viu o cartão vermelho direto pela falta cometida, mas a FIFA acabou por puni-lo apenas com um jogo de suspensão

PUB

Pedagogia. Muntari encostou a cabeça em Jones no EUA-Gana. O árbitro não agiu disciplinarmente

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Mundial 2014 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB