_

Terceiro lugar fará de Scolari o melhor selecionador

Terceiro lugar fará de Scolari o melhor selecionador
• Foto: REUTERS

Luiz Felipe Scolari ficará para a história da seleção do Brasil como o treinador que sofreu a mais humilhante derrota numa fase final do Mundial, após os 7-1 consentidos terça-feira diante da Alemanha, em Belo Horizonte. Para atenuar a sombra que pairará para sempre em seu redor, o treinador tem ainda uma possibilidade de, ainda assim, se tornar no seleccionador brasileiro com melhores resultados globais no Mundial, suplantando o mítico Mário Zagallo.

Na história da seleção do Brasil há apenas cinco treinadores que a comandaram em duas fases finais do Campeonato do Mundo: Vicente Feola (1958 e 1966), Mário Zagallo (1970 e 1974), Telê Santana (1982 e 1986), Carlos Alberto Parreira (1994 e 2006) e Luiz Felipe Scolari (2002 e 2014). De todos, apenas Telê Santana não conseguiu vencer a prova.

PUB

Uma curiosidade une quatro destes homens: a prestação da segunda presença no Mundial foi sempre inferior à primeira, sendo que Telê Santana foi eliminado nos quartos-de-final por duas vezes.

Vicente Feola levou o Brasil ao seu primeiro título mundial, em 1958, com uma campanha de 5 vitórias e um empate, batendo na final a anfitriã Suécia por 5-2, na prova que revelou Pelé ao Mundo. Mas depois de falhar o Mundial de 1962, no Chile, por doença (sendo substituído por Aymoré Moreira, regressou ao comando para uma triste prestação em 1996, em Inglaterra, não passando da fase de grupos, por culpa de Portugal e de um tal Eusébio.

PUB

Mário Lobo Zagallo teve uma campanha arrebatadora em 1970, no México, conduzindo o Brasil ao tri-campeonato, com 6 vitórias em 6 jogos. Foi o Mundial que deu o tri a Pelé mas também coroou Rivelino e Tostão. Mas quatro anos depois, na Alemanha, o Brasil não foi além do quarto lugar, perdendo para a Polónia na final de consolação.

Carlos Alberto Parreira, à semelhança de Zagallo, também levou o Brasil ao título em 1994, nos Estados Unidos, mas numa vitória arrancada a ferros, no desempate por penáltis com a Itália. Três edições depois, em 2006, na Alemanha, Parreira não conseguiu melhor do que levar o Brasil aos quartos-de-final, sendo eliminado pela França.

Em 2002, Luiz Felipe Scolari repetiu o feito de Zagallo, em 1970, levando o Brasil ao título numa campanha 100% vitoriosa. Mas em 2014, a derrota esmagadora diante da Alemanha, nas meias-finais, condenou o Brasil a disputar o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares. Para atenuar a humilhação, Scolari precisa de conquistar o terceiro lugar no jogo de sábado. Ficará na história como o seleccionador brasileiro com melhores resultados globais no Mundial (campeão uma vez e terceiro classificado outra), mas o 7-1 nunca serão apagados da memória.

PUB

FEOLA (Campeão em 1958; eliminado na fase de grupos em 1966)

ZAGALLO (campeão em 1970; 4.º classificado em 1974)

SANTANA (Eliminado nos quartos-de-final em 1982 e 1986)

PUB

PARREIRA (campeão em 1994; eliminado nos quartos-de-final em 2006)

SCOLARI (Campeão em 2002; 3.º ou 4.º classificado em 2014)

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Mundial 2014 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB