Juntas, as canções nacionais totalizam quase 40 minutos...
Antes de a bola começar a rolar nos relvados brasileiros, vão ouvir-se os hinos das seleções presentes. Cada um dos 32 países tem uma melodia própria, mais ou menos antiga, alusiva, na maior parte das vezes, à história do próprio país.
Os adversários de Portugal no Grupo G não fogem à regra: Alemanha, Gana e Estados Unidos da América vão entoar a sua canção, com poucos segundos de distância para o nosso "A Portuguesa".
O hino nacional teve origem numa resposta ao ultimato britânico nos tempos do famoso Mapa Cor de Rosa, em África. Escrito por Henrique Lopes de Mendonça em 1890 e com música de Alfredo Keil, "A Portuguesa" integra a Constituição nacional e fala do período dos Descobrimentos, sendo que apenas uma parte da letra é entoada nas celebrações oficiais.
Alemanha
"Deutschlandlied" – "A Canção da Alemanha" é o nome do hino escrito por August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, em 1841. A letra apela à união como segredo para que a pátria floresça.
Gana
"God Bless Our Homeland Ghana" - "Deus Abençoe a Nossa Pátria Gana" foi escrito e composto por Philip Gbeho em 1957 e, como o próprio título indica, a letra tem claras influências religiosas.
Estados Unidos da América
O hino norte-americano chama-se "The Star-Spangled Banner", em referência à bandeira do país. A letra data de 1814, tem autoria de Francis Scott Key e aborda o ataque britânico a Fort McHenry, durante a guerra de 1812.
Para todos os gostos
Das 32 nações que vão a jogo no Brasil, o hino mais antigo será ouvido quando jogar a seleção de Inglaterra. Na verdade, o país adota o hino do Reino Unido, comum aos territórios integrantes deste e, curiosamente, também adotado na Nova Zelândia. "God Save the Queen" representa o sentimento dos britânicos pela coroa. Existe alguma confusão em torno da sua autoria e tudo aponta para que tenha sido criado em 1745.
Ao contrário, a Rússia é detentora da canção nacional mais recente. Serguei Mikhalkov criou a letra em 2000, que ainda conserva ligações à antiga União Soviética. É já o segundo hino oficial do país após o famoso desmembramento.
Outros dois hinos vão despertar as atenções dos adeptos nos estádios do Mundial. O do Brasil, por ser da casa, e o espanhol, por ser muito particular.
O "Hino Nacional Brasileiro" foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909, e alude à esperança, fazendo ainda referência à natureza"gigante" que presenteia o território brasileiro.
Quanto ao hino espanhol, a "Marcha Real", destaca-se pelo facto de não possuir letra, sendo um dos poucos com tal característica. Houve já várias tentativas para impor uma letra à canção, mas todas se revelaram infrutíferas. Foi adotado em 1770.
Ouça aqui todos os hinos dos países que vão disputar o Mundial.
Antigo avançado assume que dali em diante comeu sempre como o médio
Elementos da seleção russa que participou no Mundial'2014 estão a ser investigados
Nicola Rizzoli orientou as duas partidas...
O mítico estádio do Maracanã e o Arena Pernambuco figuram entre os estádios em causa, de acordo com um comunicado do Cade.
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo