O maior castigo num Mundial complica a vida de Suárez

O maior castigo num Mundial complica a vida de Suárez
O maior castigo num Mundial complica a vida de Suárez • Foto: REUTERS

Luis Suárez viu esta quinta-feira confirmadas as piores previsões relativamente à decisão da FIFA sobre o ato de indisciplina do jogador uruguaio, que mordeu Chiellini no encontro com a Itália. O avançado foi suspenso por 9 partidas oficiais em competições da FIFA, o que torna este o maior castigo alguma vez decretado num Campeonato do Mundo, superando os oito jogos aplicados ao italiano Mauro Tassotti, que em 1994 agrediu Luis Enrique com uma cotovelada. Suárez estará ainda afastado de todas as atividades relacionadas com o futebol durante um período de quatro meses.

Olhando para o calendário, constata-se que o avançado do Liverpool deverá assim falhar as nove primeiras jornadas da Premier League, além do início das competições europeias.

O que Luis Suárez vai falhar na Premier League:

Mas há outras implicações que derivam do castigo. A primeira é que o jogador só deverá regressar à competição pela sua seleção em jogos oficiais em 2016. Pedra basilar no ataque dos uruguaios, a sua ausência será, por certo, fortemente notada.

A segunda consequência é relativa ao futuro do jogador. Há já algum tempo que Suárez era noticiado como estando de malas feitas para Espanha. O Barcelona estaria disposto a abrir os cordões à bolsa por aquele que foi o melhor marcador da Premier League em 2013/14, mas a suspensão agora conhecida pode ser um obstáculo ao negócio. Os catalães vão repensar a contratação de um jogador por quem se exige um valor astronómico, dado que só poderão contar com ele nos finais de outubro. Por outro lado, a situação pode levar o Liverpool a ter de baixar o preço do passe do jogador para que o negócio se concretize.

A terceira consequência diz respeito aos contratos de publicidade que o jogador tem assinados. O comportamento reincidente de Suárez mancha a sua reputação diante do público e as marcas podem repensar a sua associação ao avançado. A Adidas, por exemplo, já confirmou que Suárez será retirado das campanhas da marca desportiva.

Outros casos de maus exemplos

O caso de Suárez traz à memória outros atos de indisciplina em Campeonatos do Mundo que não escaparam à mão pesada da FIFA. Os portugueses estarão familiarizados com o incidente de João Vieira Pinto em 2002, quando agrediu o árbitro do jogo frente à Coreia do Sul. O jogador foi suspenso por quatro meses, tendo falhado 11 jogos no Sporting no início da época.

No Mundial'2006 da Alemanha, Zidane e Materazzi protagonizaram cenas lamentáveis. O italiano terá insultado o francês, que respondeu com uma cabeçada. O gaulês foi punido com três partidas, algo muito distante do que aconteceu em 1986, quando o iraquiano Samir Shaker cuspiu o árbitro da partida com a Bélgica e foi arredado do futebol durante um ano.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2014
Notícias
Notícias Mais Vistas