A expulsão de Pepe frente à Alemanha foi a sexta registada na seleção portuguesa em Campeonatos do Mundo. O árbitro Mirolad Mazic entendeu que o central agrediu Müller com uma cabeçada e exibiu o cartão vermelho direto, deixando Portugal reduzido a 10 elementos logo aos 37 minutos.
Este é de resto o quarto Mundial consecutivo com a presença de Portugal e igualmente o quarto seguido com expulsões na equipa lusa. São já meia dúzia de cartões vermelhos exibidos a jogadores da Seleção Nacional, sendo que metade foi por acumulações de amarelos.
Relacionadas
As expulsões portuguesas nos Mundiais:
João Vieira Pinto foi o primeiro jogador português a ser punido com um cartão vermelho num Campeonato do Mundo. No Mundial de 2002, partilhado por Japão e Coreia do Sul, Portugal entrava para a última jornada da fase de grupos com esperança de se qualificar para a etapa seguinte, num duelo com a anfitriã Coreia, mas os nervos deitaram tudo a perder. João Pinto protagonizou uma entrada violenta e viu o vermelho direto. O jogador não gostou e foi pedir explicações ao árbitro, chegando agredir o juiz, numa imagem que ficou na história pelos piores motivos. No mesmo encontro, o defesa Beto também foi tomar banho mais cedo por acumulação de amarelos.
Quatro anos depois, na Alemanha, Portugal mediu forças com a Holanda nos oitavos-de-final, numa partida que teve quatro expulsões. Nos portugueses, Costinha e Deco viram o cartão vermelho após terem somado dois amarelos cada um, assim como os holandeses Boulahrouz e van Bronckhorst.
No Mundial seguinte, nova expulsão e também nos "oitavos". No quente duelo ibérico com a Espanha, o árbitro entendeu que Ricardo Costa agrediu Capdevila na cara ao saltar a uma bola aérea e tirou o central português do jogo. As imagens televisivas não permitiram descortinar bem o lance.
Olhando para os números, constata-se ainda que a Seleção Nacional nunca conseguiu marcar um golo num Campeonato do Mundo após ter um elemento expulso e, pior, perdeu mesmo três dos quatro encontros em que tal aconteceu.
Antigo avançado assume que dali em diante comeu sempre como o médio
Elementos da seleção russa que participou no Mundial'2014 estão a ser investigados
Nicola Rizzoli orientou as duas partidas...
O mítico estádio do Maracanã e o Arena Pernambuco figuram entre os estádios em causa, de acordo com um comunicado do Cade.
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo