Pior derrota de sempre em grandes competições

Pior derrota de sempre em grandes competições
Pior derrota de sempre em grandes competições

A derrota clara de Portugal no encontro de estreia no Mundial do Brasil diante da Alemanha (0-4) não só complica bastante as contas da Seleção Nacional no Grupo G da da competição, como entra para a história da equipa das quinas...pelas piores razões.

O resultado negativo alcançado pela formação orientada por Paulo Bento em Salvador é o pior da história da seleção portuguesa em grandes competições. Nas 11 participações anteriores em Europeus e Mundiais, nunca Portugal havia perdido por quatro golos de diferença nem sequer sofrido quatro golos na mesma partida.

Antes do desaire desta segunda-feira diante da Alemanha, a seleção portuguesa só tinha sofrido três golos em seis ocasiões: Coreia do Norte (5-3, Mundial de 1966), França (2-3, após prolongamento no Europeu de 1984), Marrocos (1-3, Mundial de 1986), Estados Unidos (2-3, Mundial de 2002), Alemanha (1-3, Mundial de 2006) e novamente a Alemanha (2-3, Europeu de 2008). Estes números mostram que nas grandes competições do futebol mundial as piores derrotas de Portugal haviam sido fixadas por uma diferença de "apenas" dois golos.

16 de junho é fatídico em terras de Vera Cruz

O duelo com  a Alemanha foi o quarto da história da Seleção Nacional no dia 16 de junho. O balanço das prestações da formação portuguesa regista agora duas vitórias e duas derrotas, com a infeliz coincidência de as duas derrotas terem acontecido... no Brasil.

Em 1957, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo, Portugal não conseguiu travar o Escrete e acabou derrotado por 3-0 num encontro particular diante da seleção brasileira.

Os outros dois encontros jogados nesta data acabaram com triunfos de Portugal e foram jogados em Lisboa. Primeiro em 1946, num particular frente à República da Irlanda (3-1) e diante da Rússia, há 10 anos, na segunda jornada da fase de grupos do Euro 2004 (2-0), naquele que foi o primeiro passo para um caminhada quase gloriosa da formação então orientada por Scolari.

Derrotas por 2 ou mais golos em Europeus e Mundiais

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2014
Notícias
Notícias Mais Vistas