A FIFA atuou depois de o árbitro mexicano Marco Rodríguez não ter castigado o ato...
A FIFA confirmou a abertura de um processo disciplinar ao avançado uruguaio Luis Suárez, acusado de ter mordido o italiano Giorgio Chiellini, dando-lhe até às 21 horas (17 de Brasília) para apresentar a sua defesa.
"A FIFA está em condições de confirmar que abriu os procedimentos disciplinares contra o jogador do Uruguai Luis Suárez por violar o artigo 48 e/ou 57 do código disciplinar da FIFA" durante a partida do Mundial'2014 entre o Uruguai e a Itália, que se realizou na terça-feira, refere o órgão em comunicado.
Relacionadas
"O jogador e/ou a Federação Uruguaia têm até às 17 horas de Brasília para apresentar a sua versão e eventualmente alguma prova documental que considerem relevante", indica a mesma nota.
A FIFA atuou depois de o árbitro mexicano Marco Rodríguez não ter castigado o ato, numa jogada que aconteceu a dez minutos do final, quando os jogadores se envolveram na área transalpina.
Luis Suárez terá mordido o italiano, que reagiu de imediato, tentando acertar no jogador do Liverpool com o cotovelo. Depois de ambos ficarem algum tempo no chão, o jogador da Juventus levantou-se e tentou mostrar ao árbitro a marca da alegada mordidela de Suárez.
Ao abrigo do artigo 77 b) do seu código, a Federação Internacional pode impor sanções, à posteriori, em caso de "erros óbvios" por parte do árbitro.
O avançado uruguaio do Liverpool já foi alvo de várias penas pesadas, incluindo uma por ter mordido ao sérvio Branislav Ivanovic, jogador do Chelsea. Então, em abril de 2013, a Associação Inglesa de Futebol (FA) puniu-o com dez jogos de castigo e o uruguaio nem sequer recorreu.
Foi a segunda vez que o uruguaio foi penalizado por uma dentada: a primeira aconteceu em novembro de 2010, quando foi castigado com sete jogos, quando atuava no Ajax, ao morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, no ombro.
Antigo avançado assume que dali em diante comeu sempre como o médio
Elementos da seleção russa que participou no Mundial'2014 estão a ser investigados
Nicola Rizzoli orientou as duas partidas...
O mítico estádio do Maracanã e o Arena Pernambuco figuram entre os estádios em causa, de acordo com um comunicado do Cade.
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'