Thiago Alcântara junta-se a lote de azarados

Falcão é o nome mais sonante mas outros ainda alimentam esperanças em estar presentes...

Victor Valdés junta-se a curto lote de azarados
Victor Valdés junta-se a curto lote de azarados • Foto: afp

Um Campeonato do Mundo, na medida em que se realiza somente de quatro em quatro anos, ganha uma aura especial e uma tremenda importância para todos os futebolistas. Assim se explicam algumas transferências no último mercado de inverno, tendo em vista a obtenção de mais minutos. Contudo, por vezes os planos saem furados quando menos se espera, como sucedeu nocaso de Thiago Alcântara e outros azarados que poderão perder a fase final no Brasil.

Um dos mais talentosos médios do futebol mundial, Thiago Alcântara sofreu este sábado uma lesão inesperada no joelho direito, durante o empate do Bayern Munique em casa diante do Hoffenheim. Num encontro que já só serviu para cumprir calendário (como vão ser todos até ao final da época num Bayern já campeão), o internacional espanhol fez uma rotura parcial nos ligamentos do joelho direito e vai parar entre 4 e 6 semanas, devendo falhar o que falta da época do Bayern.

Não é certo ainda Thiago venha a falhar o Mundial, mas a situação parece complicada, porque a convocatória de Vicente Del Bosque será divulgada a meio do mês de maio, altura em que o médio do Bayern deverá ainda estar em recuperação. Uma baixa que pode ser importante para o meio-campo da La Roja, que apesar de contar com nomes como Xavi, Iniesta, Fàbregas, Xabi Alonso ou Busquets tem utilizado muitas vezes Thiago no onze titular.

Semana negra para a campeão do Mundo

Esta foi a segunda lesão grave em três dias para jogadores habitualmente selecionados por Del Bosque. Na quarta-feira, Victor Valdés lesionou-se igualmente no joelho direito, mas com maior gravidade, e vai ficar afastado dos relvados durante seis meses, falhando, em definitivo, o maior certame do futebol mundial.

O guarda-redes tinha uma oportunidade de ouro para ocupar a baliza da Espanha, depois de anos na sombra de Iker Casillas, como aconteceu na anterior edição, na África do Sul. Só que a rotura nos ligamentos no joelho direito, numa defesa de curto grau de dificuldade, tramou o número 1 do Barça, que poderá ter feito o último jogo pelos catalães, pois já anunciou que vai deixar o clube no final da presente temporada.

Agora, coloca-se uma situação curiosa, com a ausência de Valdés nos campeões mundiais e europeus. Isto porque, tendo em conta que Casillas e De Gea terão o seu lugar garantido, o terceiro guarda-redes poderá ser Diego López, o que significaria que o Real Madrid daria dois guardiões a uma seleção, algo pouco habitual. O caso ganharia ainda contornos mais insólitos na medida em que Casillas será o dono da baliza de "La Roja", quando é suplente de Diego López nos merengues...

Últimas vítimas

Antes de Valdés e Thiago, outros três nomes igualmente sonantes contraíram lesões graves e deverão falhar o Mundial'2014. São eles Radamel Falcão, Giuseppe Rossi e The Walcott, embora o colombiano ainda tenha algumas (muito poucas...) esperanças, segundo os exames mais recentes. Curiosamente, o jogador do Monaco também rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, contra um adversário modesto, num jogo da Taça de França. Já o italiano e o inglês terão ainda menos hipóteses de chegar ao Brasil.

De resto, a Alemanha tem um trio em dúvida (Gündogan, Badstuber e Khedira), ao passo que Inglaterra não contará com Walcott e arrisca-se a não poder chamar Wilshere. Até Portugal, embora em menor escala, foi afetado, pois Bruma prometia estar nos eleitos de Paulo Bento e uma rotura nos ligamentos de um joelho acabou por colocar um ponto final nas suas aspirações.

CRAQUES QUE PODEM FALHAR O MUNDIAL

Miguel Lopes e Manuel Fernandes juntam-se ao lote

Não são apenas as outras seleções em risco de perder elementos devido a lesão. Paulo Bento também ficou esta semana com menos duas opções para o lote de 23 que vai levar ao Brasil, com Miguel Lopes e Manuel Fernandes a lesionarem-se com gravidade, ficando totalmente afastados do Mundial.

O lateral direito do Lyon, que esteve presente no Euro'2012, fraturou a tíbia e vai falhar o resto da temporada, ao passo que o médio do Besitkas vai ser operado ao joelho e também não joga mais em 2013/2014. A dupla junta-se a Bruma, definitivamente afastado do Mundial devido a lesão.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2014
Notícias
Notícias Mais Vistas