Presidente albanês feliz com o resultado
A vitória da Suíça contra Sérvia no Mundial'2018, com golos dos jogadores de origem albanesa Xhaka e Shaqiri, foi festejada na Albânia como se tivesse sido um triunfo da sua seleção nacional, noticia a agência espanhola EFE.
Os golos de Granit Xhaka e de Xherdan Shaqiri motivaram um clima de festa na praça central "Skenderbej", em Tirana, onde perto de três mil pessoas se haviam reunido para acompanhar a transmissão televisiva da partida.
O entusiasmo dos adeptos albaneses transbordou quando Xhaka e Shaqiri, ambos futebolistas originários do Kosovo, marcaram os golos da Suíça, mas fazendo com as mãos o desenho da águia, símbolo da nação albanesa.
"Todos nós festejamos como se fosse uma vitória da seleção da Albânia e do Kosovo, porque vimos as águias sobrevoar o estádio de Kaliningrado", comentou o presidente do país, Ilir Meta, declarando-se adepto da seleção helvética.
"Os albaneses enlouquecem os sérvios. Vitória extraordinária da Suíça. Xhaka e Shaqiri exaltam também a Albânia", é o título do diário desportivo "Panorama Sport", que publicou em manchete uma foto dos futebolistas a fazer a águia com as mãos, após marcarem o golo.
Além de Xhaka e Shaqiri, alinham na seleção suíça outros jogadores de origem albanesa, Blerim Dzemaili e Valon Behrami.
A Albânia e Sérvia são historicamente países rivais e as relações entre ambos estão comprometidas por causa da questão do Kosovo, uma antiga província sérvia, com uma população maioritariamente albanesa, que declarou unilateralmente a independência em 2008.
Para assinalar a vitória da Suíça, o jornal Shqiptarja titulou: "As águias voam na Rússia, os albaneses fintam os sérvios e deixam-nos enfurecidos".
A imprensa desportiva albanesa refere que esta partida será recordada durante muito tempo por todos os albaneses do mundo e que o resultado deixa agora a Sérvia com a missão quase impossível de ganhar ao Brasil, cinco vezes campeão do mundo.
Por outro lado, a vitória da Suíça deixa os helvéticos muito perto dos oitavos-de-final, faltando ainda jogar contra a Costa Rica.
Equipa de Pedro Caixinha volta a empatar no Paulistão, desta vez frente ao Novorizontino
Antigo jogador do Sporting, agora no Cruzeiro, diz que está a viver um sonho
PSG pode ser campeão hoje: precisa vencer o Lorient e que o Monaco não ganhe ao Lille
A liga inglesa alcança o maior acordo de sempre neste capítulo
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS