Edi Rama paga multas a Xhaka e Shaqiri

Polémica continua

• Foto: Reuters

Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri foram recentemente multados pela FIFA devido aos seus festejos controversos na vitória da Suíça diante da Sérvia, e, felizmente para eles, a solução para o caso chegou de forma inesperada. Edi Rama, primeiro-ministro da Albânia, abriu uma conta bancária com vista a angariar dinheiro suficiente para pagar as multas de 21.500 euros impostas, no total, aos internacionais suíços.

O político albanês deu um nome caricato à conta bancária – ‘Não tenham medo da águia’ – que abriu no banco Raiffeisen, num gesto que o primeiro-ministro considera ser "simbólico". Recorde-se que o motivo das sanções prende-se com o facto de os jogadores, ao festejarem os seus golos frente à Sérvia, terem feito gestos com as mãos a mostrar uma águia de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia, num gesto entendido como de cariz político.

Xhaka e Shaqiri têm origem albanesa ligada ao Kosovo – antiga província da Sérvia –, que declarou independência em 2008, apesar de os sérvios não a legitimarem. Talvez por esta razão, o povo sérvio reagiu mal aos festejos dos atletas na Rússia, divulgando vídeos nas redes sociais a relatar situações de outros jogos em que consideram que a Sérvia foi prejudicada, dando um sentido mais bélico ao assunto. Rama acabou por, no Facebook, explicar que a sua ação se tratou "de um gesto de gratidão para com desportistas que deram alegria aos albaneses".

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias
Notícias Mais Vistas