A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou quinta-feira que solicitou à FIFA o adiamento das eliminatórias sul-americanas de qualificação para o Mundial do Qatar até setembro, no âmbito das suas decisões para evitar a propagação da covid-19.
A petição foi adotada pelo Conselho da Conmebol, reunido através de videoconferência, em conformidade com as recomendações das autoridades internacionais em matéria de saúde pública, pode ler-se no comunicado que o organismo divulgou.
Trata-se de uma nova paragem das eliminatórias, visto que o início destas, previsto para o final do mês, já tinha sido suspenso.
O pedido da Conmebol surge um dia após esta ter anunciado a suspensão da atual edição da Taça Libertadores até 5 de maio, como medida de prevenção face ao risco de uma expansão maior da pandemia.
De resto, antes dessa medida, a Conmebol já tinha anunciado a 12 de março a suspensão dos jogos agendados para os dias 15 e 21 deste mês pelos mesmos motivos, tal como o adiamento para 2021 da edição da Copa América, que se disputará entre junho e julho na Argentina e na Colômbia.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano