A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou quinta-feira que solicitou à FIFA o adiamento das eliminatórias sul-americanas de qualificação para o Mundial do Qatar até setembro, no âmbito das suas decisões para evitar a propagação da covid-19.
A petição foi adotada pelo Conselho da Conmebol, reunido através de videoconferência, em conformidade com as recomendações das autoridades internacionais em matéria de saúde pública, pode ler-se no comunicado que o organismo divulgou.
Trata-se de uma nova paragem das eliminatórias, visto que o início destas, previsto para o final do mês, já tinha sido suspenso.
O pedido da Conmebol surge um dia após esta ter anunciado a suspensão da atual edição da Taça Libertadores até 5 de maio, como medida de prevenção face ao risco de uma expansão maior da pandemia.
De resto, antes dessa medida, a Conmebol já tinha anunciado a 12 de março a suspensão dos jogos agendados para os dias 15 e 21 deste mês pelos mesmos motivos, tal como o adiamento para 2021 da edição da Copa América, que se disputará entre junho e julho na Argentina e na Colômbia.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países