O defesa polaco Maciej Rybus foi excluído da seleção nacional e vai falhar o Mundial'2022, por continuar a competir no campeonato russo apesar da atual guerra na Ucrânia, anunciou esta segunda-feira a Federação Polaca de Futebol em comunicado.
O internacional de 32 anos, que já representou a Polónia em 66 ocasiões, foi anunicado na semana passada como reforço do Spartak de Moscovo para 2022/23, após cinco temporadas ao serviço do rival Lokomotiv de Moscovo.
O selecionador polaco, Czeslaw Michniewicz, declarou que o lateral esquerdo, "devido à sua situação no seu clube, não vai ser convocado para o estágio da seleção em setembro e não vai fazer parte da convocatória da equipa para o Mundial".
Após a intervenção militar russa na Ucrânia, a Polónia recusou disputar em março a meia-final de acesso ao Qatar2022 contra a seleção da Rússia, tendo depois as instâncias internacionais banido as equipas russas de todas as competições.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, a qual respondeu com o envio de armamento e a imposição de sanções ao regime do Kremlin, incluindo na área do desporto de alta competição.
No Campeonato do Mundo, que vai realizar-se entre 21 de novembro e 18 de dezembro, a Polónia está integrada no Grupo C, juntamente com Argentina, Arábia Saudita e México.
Por LusaAvançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro