A Coreia do Sul apurou-se para os oitavos de final do Mundial depois de ganhar a Portugal (2-1) com um golo nos descontos, mas teve de sofrer para garantir a qualificação. É que a vitória só dava o apuramento se o Uruguai não ganhasse por três golos de diferença ao Gana, no outro jogo do grupo que ainda decorria quando acabou o encontro da equipa treinada por Paulo Bento com Portugal.
Se num estádio o Uruguai, que ganhava por 2-0, fazia de tudo para marcar um terceiro golo, no outro os jogadores da Coreia do Sul reuniam-se no centro do relvado, à espera de saber se o seu destino no Mundial seria o regresso a casa ou os oitavos de final.
O capitão Heung-Min Son contou como foi a espera. "Foram os seis minutos mais longos da minha vida. Mas no círculo os jogadores estavam muito otimistas e diziam 'nós merecemos isto'. E eu disse 'não importa o que venha a aconteça, se eles marcarem mais golos, estou muito orgulhoso desta equipa e muito feliz porque vocês deram tudo. Veremos o que acontece, mas tenho certeza de que passaremos'", contou Son.
Depois o jogador do Tottenham falou do triunfo: "Às vezes estas coisas acontecem no futebol. Acho que vocês [jornalistas] pensavam que Portugal venceria facilmente. Mas o futebol não é assim, às vezes o resultado é diferente do que esperamos. Acho que o que fizemos foi um desempenho inacreditável e estou muito contente porque todos deram tudo. Estou muito feliz e estou orgulhoso do que esta equipa."
Por RecordBelgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Glen De Boeck tinha 54 anos
Antigo dirigente da formação de Los Angeles revela episódio curioso