_

Nigéria acusa RD Congo de utilizar jogadores de forma irregular e pode acabar no caminho de Portugal

Seleção da RD Congo acusada de irregularidades com jogadores
• Foto: AP

A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) submeteu oficialmente uma queixa junto da FIFA contra a seleção da RD Congo, por conta da utilização de jogadores que alegadamente não estariam elegíveis no playoff africano realizado em novembro (os congoleses venceram nos penáltis).

Agora, após estudar o caso e possíveis ilegalidades, os responsáveis nigerianos consideram que os congoleses terão feito alinhar entre seis e nove jogadores de forma irregular, nomeadamente pelo facto de não terem completado a tempo o processo de naturalização à luz da lei congolesa.

PUB

Pelas regras da FIFA, todos os jogadores estariam alinhados com os requisitos necessários, mas a situação muda de figura à luz das leis do país, já que para ter nacionalidade congolesa todos os cidadãos devem renunciar a qualquer outra nacionalidade. Algo que, ao que parece, não aconteceu, com alguns jogadores a apresentarem-se ainda com passaportes europeus.

"Estamos à espera. A lei congolesa diz que não podes ter dupla nacionalidade. O Wan-Bissaka tem um passaporte europeu [inglês, no caso] e há outros que têm passaportes franceses, outros holandeses. As regras são bem claras e nós submetemos o nosso pedido", explicou Mohammed Sanusi, o secretário geral da NFF.

"As regras da FIFA dizem que, assim que tens o passaporte do país, és elegível e por isso eles foram autorizados. Mas estamos preocupados com o facto da FIFA poder ter sido enganada para autorizá-los. Não é responsabilidade da FIFA impor os regulamentos domésticos do Congo; a FIFA age com base no que lhe é submetido. O que estamos a dizer é que o processo foi fraudulento", acrescentou.

PUB

Se a queixa nigeriana for aceite, o playoff continental com o vencedor do Nova Caledónia-Jamaica e o representante africano (RD Congo) poderá ser colocado em causa e acabar por serem as super águias a estar no caminho de Portugal.

Por Fábio Lima
8
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Mundial 2026 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB