Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Congoleses acusados de fintar as regras da lei local
Seguir Autor:
A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) submeteu oficialmente uma queixa junto da FIFA contra a seleção da RD Congo, por conta da utilização de jogadores que alegadamente não estariam elegíveis no playoff africano realizado em novembro (os congoleses venceram nos penáltis).
Agora, após estudar o caso e possíveis ilegalidades, os responsáveis nigerianos consideram que os congoleses terão feito alinhar entre seis e nove jogadores de forma irregular, nomeadamente pelo facto de não terem completado a tempo o processo de naturalização à luz da lei congolesa.
Pelas regras da FIFA, todos os jogadores estariam alinhados com os requisitos necessários, mas a situação muda de figura à luz das leis do país, já que para ter nacionalidade congolesa todos os cidadãos devem renunciar a qualquer outra nacionalidade. Algo que, ao que parece, não aconteceu, com alguns jogadores a apresentarem-se ainda com passaportes europeus.
"Estamos à espera. A lei congolesa diz que não podes ter dupla nacionalidade. O Wan-Bissaka tem um passaporte europeu [inglês, no caso] e há outros que têm passaportes franceses, outros holandeses. As regras são bem claras e nós submetemos o nosso pedido", explicou Mohammed Sanusi, o secretário geral da NFF.
"As regras da FIFA dizem que, assim que tens o passaporte do país, és elegível e por isso eles foram autorizados. Mas estamos preocupados com o facto da FIFA poder ter sido enganada para autorizá-los. Não é responsabilidade da FIFA impor os regulamentos domésticos do Congo; a FIFA age com base no que lhe é submetido. O que estamos a dizer é que o processo foi fraudulento", acrescentou.
Se a queixa nigeriana for aceite, o playoff continental com o vencedor do Nova Caledónia-Jamaica e o representante africano (RD Congo) poderá ser colocado em causa e acabar por serem as super águias a estar no caminho de Portugal.
Federação Portuguesa de Futebol e a companhia aérea nacional formalizaram esta segunda-feira o acordo
Joseph Blatter fez uma publicação nas redes sociais
Político Jürgen Hardt está atento às negociações que envolvem os Estados Unidos para a compra da Gronelândia
Encontros de preparação para o Mundial'2026 realizam-se em março
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Ex-internacional e dirigente defendeu aposta nos jovens lusos no Congresso: "Já provaram que são melhores"
Rumores e confirmações nos principais campeonatos