Nigéria acusa RD Congo de utilizar jogadores de forma irregular e pode acabar no caminho de Portugal

Congoleses acusados de fintar as regras da lei local

Seleção da RD Congo acusada de irregularidades com jogadores
Seleção da RD Congo acusada de irregularidades com jogadores • Foto: AP

A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) submeteu oficialmente uma queixa junto da FIFA contra a seleção da RD Congo, por conta da utilização de jogadores que alegadamente não estariam elegíveis no playoff africano realizado em novembro (os congoleses venceram nos penáltis).

Agora, após estudar o caso e possíveis ilegalidades, os responsáveis nigerianos consideram que os congoleses terão feito alinhar entre seis e nove jogadores de forma irregular, nomeadamente pelo facto de não terem completado a tempo o processo de naturalização à luz da lei congolesa.

Pelas regras da FIFA, todos os jogadores estariam alinhados com os requisitos necessários, mas a situação muda de figura à luz das leis do país, já que para ter nacionalidade congolesa todos os cidadãos devem renunciar a qualquer outra nacionalidade. Algo que, ao que parece, não aconteceu, com alguns jogadores a apresentarem-se ainda com passaportes europeus.

"Estamos à espera. A lei congolesa diz que não podes ter dupla nacionalidade. O Wan-Bissaka tem um passaporte europeu [inglês, no caso] e há outros que têm passaportes franceses, outros holandeses. As regras são bem claras e nós submetemos o nosso pedido", explicou Mohammed Sanusi, o secretário geral da NFF.

"As regras da FIFA dizem que, assim que tens o passaporte do país, és elegível e por isso eles foram autorizados. Mas estamos preocupados com o facto da FIFA poder ter sido enganada para autorizá-los. Não é responsabilidade da FIFA impor os regulamentos domésticos do Congo; a FIFA age com base no que lhe é submetido. O que estamos a dizer é que o processo foi fraudulento", acrescentou.

Se a queixa nigeriana for aceite, o playoff continental com o vencedor do Nova Caledónia-Jamaica e o representante africano (RD Congo) poderá ser colocado em causa e acabar por serem as super águias a estar no caminho de Portugal.

Por Fábio Lima
8
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Mundial 2026 Notícias
Notícias Mais Vistas