Antigo selecionador nacional crê que a equipa das quinas pode dar essa alegria aos portugueses
O antigo selecionador Fernando Santos afirmou esta sexta-feira que a seleção portuguesa tem "condições" para conquistar o Mundial'2026 de futebol, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, mas lembrou que essa tarefa "não será fácil".
"Penso que estamos todos confiantes. Acreditamos todos que é possível vencer o Campeonato do Mundo. Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer. Portugal tem treinador, jogadores e equipa para nos dar essa alegria. Esperamos que assim aconteça. Portugal tem condições para ser candidato, para chegar a final e vencer, agora, claro que não é fácil", afirmou Fernando Santos.
O técnico de 71 anos, que liderou Portugal entre 2014 e 2022, tendo conquistado um Europeu, em 2016, e uma Liga das Nações, em 2019, falava aos jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, após a cerimónia de final de carreira do agora antigo guarda-redes Rui Patrício.
Fernando Santos esteve com a seleção nacional no Mundial'2018, na Rússia, em que acabou a equipas da quinas acabou eliminada nos oitavos-de-final, e no Mundial'2022, no Qatar, que acabou nos 'quartos'.
No mesmo evento, o treinador Paulo Bento, que comandou a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil (eliminada na fase de grupos), destacou a atual geração portuguesa e também mostrou-se esperançado na conquista do título.
"Portugal tem uma geração extraordinária em qualidade e quantidade. É uma das melhores gerações do nosso futebol, senão a melhor. Mas, Inglaterra e Espanha também têm gerações extraordinárias e há sempre a Alemanha e a França. Não diria que Portugal é favorito, mas é candidato e pode competir com as melhores seleções do mundo", frisou o técnico de 56 anos.
Desta vez a assistir por fora, depois de ter estado em três Mundiais e cinco Europeus, Rui Patrício considerou mesmo que Portugal tem tudo para regressar das Américas com o seu primeiro troféu de campeão mundial.
"Acredito muito que é possível. Portugal tem grande equipa, grandes jogadores, grande selecionador e uma grande estrutura. Temos tudo para ser campeões. Espero que possamos festejar. É o sonho de todos nós. Agora vou sofrer mais de fora, mas por outro lado posso beber umas cervejas também", brincou o guarda-redes mais internacional pela seleção nacional (108).
No Mundial'2026, na prova que vai decorrer entre 11 de junho e 19 de julho, Portugal vai defrontar no Grupo K a Colômbia, o Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do playoff intercontinental.
Antigo selecionador nacional crê que a equipa das quinas pode dar essa alegria aos portugueses
Será preciso pagar sete vezes mais do que aquilo que se desembolsou no Qatar, no Mundial'2022
Seleção do leste europeu vai receber a Suécia no estádio do Levante
Departamento de Segurança Interna quer analisar, em detalhe, as redes sociais dos turistas. Caso seja aprovada, exigência vai passar a constar no ESTA, enquanto hoje é opcional.
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam