FIFA suspende 7 jogadores por falsificação de documentos para jogar pela seleção da Malásia

Também os malaios foram punidos, no caso em 375 mil euros

Jon Irazabal Iraurgui jogou pela Malásia... mas não podia
Jon Irazabal Iraurgui jogou pela Malásia... mas não podia • Foto: Getty Images

O Comité Disciplinar da FIFA anunciou esta sexta-feira a suspensão por um ano de 7 jogadores e ainda uma multa pesada à Federação de Futebol da Malásia (FAM), devido à utilização de documentos falsos para avançar com o processo de naturalização dos futebolistas em causa.

Gabriel Felipe Arrocha (Unionistas de Salamanca), Facundo Tomás Garcés (Alavés), Rodrigo Holgado (America Cali), Imanol Machuca (Velez Sarsfield), João Figueiredo, Jon Irazabal e Hector Hevel (todos do Johor Darul Takzim) são os futebolistas implicados no processo, todos eles suspensos agora por 1 ano e condenados a pagar cerca de dois mil euros.

Em causa está o processo que levou à autorização para atuar pelo país asiático nas recentes partidas de qualificação para o Mundial, nomeadamente o duelo com o Vietname, que a Malásia venceu por 4-0, com a utilização de todos esses futebolistas. De acordo com a FIFA, a FAM submeteu o pedido de alteração de nacionalidade dos jogadores utilizando documentos forjados para garantir a sua elegibilidade.

Agora, para lá da suspensão aos jogadores e a multa aplicada à FAM, a Malásia arrisca ver aplicada uma pena de derrota nessa partida com o Vietname, o que poderia virar a luta pelo apuramento para o Mundial de 2026 (por agora os malaios lideram com 6 pontos, mais 3 do que o Vietname.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2026
Notícias
Notícias Mais Vistas