Equacionámos os três cenários possíveis: 1.º lugar do grupo, 2.º lugar do grupo e... um dos 8 melhores 3.º classificados
Portugal tem pela frente uma boa oportunidade para seguir para a fase a eliminar do Campeonato do Mundo de 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez está inserida no grupo K, juntamente com o Uzbequistão e a Colômbia e aquele que será o país vencedor do Playoff Intercontinental 1 da FIFA.
Depois de ontem terem sido revelados os grupos do torneio que se realizará entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano nos EUA, Canadá e México, este sábado foi a vez de a FIFA divulgar todos os horários e locais dos 104 jogos a realizar no próximo verão.
Fruto de estar inserido no grupo K, Portugal iniciará o seu percurso no Mundial'2026 apenas no sétimo dia de competição, a 17 de junho. Nesse dia, a seleção portuguesa defrontará o único adversário que até ao momento não conhece, sendo que será RD Congo, Jamaica ou Nova Caledónia. A equipa das quinas fará a estreia no NRG Stadium, em Houston, com o encontro a ter início às 18 horas portuguesas. Seguir-se-á o encontro contra o Uzbequistão no dia 23, a contar para a 2.ª jornada, que irá decorrer no mesmo local (NRG Stadium, em Houston) e à mesma hora (18 horas). Por fim, Portugal fechará as contas do grupo K frente à Colômbia pelas 00h30 do dia 28, diante da Colômbia, no Hard Rock Stadium, em Miami.
Relacionadas
Apesar de ter a oportunidade de defrontar, no mesmo estádio, os dois adversários teoricamente mais acessíveis nos dois primeiros jogos do grupo K, a verdade é que Portugal entrará em campo em Houston ao início da tarde (13 horas locais), perspetivando-se dois encontros sob temperaturas elevadas e com muita humidade. De acordo com os dados divulgados pelo National Weather Service (NWS), a média de temperaturas que habitualmente se fazem sentir em Houston durante o verão rondam os 34ºC, um fator que também terá de ser levado em conta pela Seleção Nacional e a Unidade de Performance da FPF durante a preparação.
A acrescentar a este factos, Portugal terá ainda de realizar uma viagem de cerca de 2 mil quilómetros para defrontar os 'cafeteros' na 3.ª e última jornada da fase de grupos, em Miami, que também costuma ter temperaturas pouco 'simpáticas' durante o verão. Porém, neste caso, a boa notícia é que o encontro tem início marcado para as 19h30 locais, altura em que já terá passado o 'pico' de temperatura. Ainda assim, a Seleção Nacional não se livrará da igualmente elevada humidade no ar.
Tal como Record adiantou em tempo oportuno, existem três possíveis cenários para Portugal seguir em frente no Mundial de 2026: vencendo o grupo, garantindo o 2.º lugar ou então através do 'ranking' de terceiros melhores classificados dessa fase (terá de figurar entre os 8 primeiros). Mas vamos por passos.
Cenário 1
Comecemos pelo primeiro cenário. Caso vença o seu grupo, Portugal irá defrontar o 3.º classificado do grupo D/E/I/J/L (consulte aqui os adversários de cada um destes grupos). Este encontro terá lugar no dia 4 de julho, no Arrowhead Stadium, em Kansas City, pelas 02h30. Caso necessite do último jogo da fase de grupos para seguir em frente na competição, a Seleção Nacional terá cinco dias de descanso antes do primeiro duelo no 'mata-mata' do Campeonato do Mundo.
Colocando a hipótese de Portugal conseguir vencer o seu grupo e ainda o primeiro duelo da fase a eliminar (16 avos de final), a equipa das quinas terá pela frente, nos oitavos de final, o vencedor do embate entre o vencedor do grupo B (Canadá, Qatar, Suíça e Vencedor Playoff A da UEFA) contra o 3.º classificado do grupo E/F/G/I/J. A concretizar-se, este encontro realizar-se-á às 21 horas de 7 de julho, em Vancouver.
Mas vamos ainda mais à frente na competição. Imaginando o cenário em que Portugal também supera o adversário nos oitavos de final, existe a possibilidade de assistirmos a um Portugal-Argentina (ou Cristiano Ronaldo vs. Lionel Messi, se preferir), nos quartos de final do Mundial. Para tal, será necessário que as duas seleções terminem os seus grupos no 1.º lugar e vençam os dois jogos seguintes, naturalmente. Este confronto épico poderá acontecer a 12 de julho, pelas 01h00 de Lisboa, no Arrowhead Stadium, em Kansas City, palco onde Portugal se poderá estrear na fase a eliminar, como referimos anteriormente.
Cenário 2
É aqui que as aspirações de Portugal começam a diminuir. Na eventualidade de a Seleção Nacional não conseguir vencer o seu grupo, mas garantir o 2.º lugar, já se sabe que seleção poderá defrontar nos 16 avos de final. Para além de ter menos 24 horas de descanso (jogo realiza-se à meia-noite do dia 3 de julho), Portugal terá de defrontar o 2.º classificado do Grupo L (Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá) no BMO Field, em Toronto (Canadá).
O vencedor deste encontro defrontará, três dias depois (às 20 horas de 6 de julho), o vencedor do embate entre o Vencedor do Grupo H (Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai) e o 2.º classificado do Grupo J (Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia) nos oitavos de final, o que poderia antecipar em 5 dias o tal confronto que milhões de fãs esperam ver acontecer neste Campeonato do Mundo.
Ainda segundo este cenário, Portugal poderia disputar os quartos de final no dia 10 de julho, pelas 20 horas de Portugal continental. Pela frente, a Seleção Nacional encontraria o vencedor do Vencedor do Grupo D vs. 3.º Grupo B/E/F/I/J vs. Vencedor do Grupo G vs. 3.º Grupo A/E/H/I/J. A partida seria disputada em Los Angeles.
Cenário 3
Apesar de o apuramento via o ranking dos 8 melhores terceiros classificados dos grupos estar em cima da mesa, este será claramente um cenário que neste momento não passará na cabeça da comitiva portuguesa, até porque o leque de confrontos torna-se muito amplo e complexo. Ainda assim, é sempre um cenário com o qual Portugal poderá ter de contar.
Equacionámos os três cenários possíveis: 1.º lugar do grupo, 2.º lugar do grupo e... um dos 8 melhores 3.º classificados
Seleção portuguesa disputará dois encontros em Houston e um em Miami
Italiano, que orienta aquele país asiático, admite que Portugal e Colômbia são adversários com muita qualidade
Seleção Nacional vai defrontar a Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do playoff intercontinental no Grupo K
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham