Seleção Nacional é cabeça de série. Cerimónia decorre em Washington
Algumas fontes indicam que Trump pode discursar durante a cerimónia.
Portugal está inserido no Pote 1, evitando algumas das melhores seleções na fase de grupos. Ainda assim, pode reencontrar ‘velhos conhecidos’. No Pote 2 está Marrocos, que eliminou a Seleção Nacional em 2022 , e o Uruguai, carrasco de 2018. No Pote 3, destaque para a Noruega de Haaland e para a Arábia Saudita, onde jogam Cristiano Ronaldo, João Félix, João Cancelo e Rúben Neves. No 4 figura a outra equipa lusófona em prova: Cabo Verde. Há ainda seis vagas por atribuir, sendo que quatro são para a Europa. Itália, Turquia, Suécia, Dinamarca ou Polónia ainda lutam por um lugar, tal como a Irlanda, rival de Portugal na qualificação. Já do intercontinental apuram-se dois entre RD Congo, Nova Caledónia, Jamaica, Iraque, Bolívia e Suriname.
Portugal estará representado ao mais alto nível, esta tarde, em Washington, capital dos Estados Unidos. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcará naturalmente presença no sorteio do Campeonato do Mundo, fazendo-se acompanhar por três das figuras mais relevantes da estrutura do organismo: Rui Caeiro (secretário geral), Daniel Ribeiro (diretor) e Mário Pereira (team manager). Por seu turno, Roberto Martínez, selecionador nacional, também estará a assistir à tão aguardada cerimónia no John F. Kennedy Center, nas margens do Rio Potomac.
Segundo um supercomputador da Opta, Espanha é a grande favorita a ser campeã mundial, com 17% de hipóteses de levantar o troféu. Logo a seguir, surgem França (14,1%) e Inglaterra (11,8%). Portugal aparece no sexto lugar, com 6,6% de chances de fazer história.
Depois de, inicialmente, a Administração Trump ter negado os vistos aos representantes do Irão, tanto o selecionador como alguns membros da delegação irananiana vão marcar presença no sorteio, em Washington. Andrew Giuliani, líder do grupo de trabalho da Casa Branca para o Mundial, afirmou, em conferência de imprensa, que o presidente dos Estados Unidos não descarta rusgas e detenções de imigrantes durante a prova, que vai decorrer entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
Para este sorteio, a FIFA impôs uma nova norma. Espanha, primeira do ranking mundial, e Argentina, segunda colocada, vão ficar em caminhos opostos, tal como a terceira colocada, França, e quarta classificada, Inglaterra. Além disto, apenas é possível haver uma seleção de cada confederação por grupo, à exceção da UEFA, que pode ter dois conjuntos por agrupamento.
A equipa das quinas vai participar pela nona vez na maior prova do futebol, a sexta consecutiva. O ideal para o conjunto de Roberto Martínez seria ficar no Grupo C ou J, de forma a permanecer nos Estados Unidos durante toda a fase de grupos.
Rio Ferdinand vai conduzir o sorteio da 23ª edição do Mundial, numa cerimónia que contará ainda com a presença de grandes figuras do desporto norte-americano, como Tom Brady ou Shaquille O´Neal.
Centro John F. Kennedy de Artes Cénicas. Washington. 17h00. O sonho de Portugal começa aqui, com o sorteio da fase de grupos do Mundial’2026. A Seleção Nacional é cabeça de série na fase inicial e sabe que vai evitar os tubarões, como a Argentina, campeã mundial, ou a Espanha, campeã europeia. Este será o primeiro Campeonato do Mundo com 48 seleções e que vai decorrer em três países diferentes.
Seleção Nacional é cabeça de série. Cerimónia decorre em Washington
É já esta sexta-feira, a partir das 17 horas, que se ficará a conhecer o grupo de Portugal
Astro argentino quer jogar a competição, mas não confirma participação
Canal de desporto tem totalidade dos 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom