Candidatura ibero-marroquina ao Mundial'2030 prossegue "investida diplomática"

Em paralelo com o 74.º Congresso da FIFA

Fernando Gomes, juntamente com os presidentes das federações espanhola e marroquina, voltou esta quinta-feira a reunir-se com várias federações e confederações para promover a candidatura ao Mundial'2030, que terá ainda de ser validada em congresso no final do ano. Os encontros têm decorrido em Banguecoque, em paralelo com o 74.º Congresso da FIFA.

Ao longo do dia, Fernando Gomes, Pedro Rocha e Fouzi Lekjaa, juntamente com António Laranjo, encontraram-se com os presidentes da UEFA, o presidente da CONCACAF, o secretário geral da Confederação Asiática de Futebol e os presidentes das três federações responsáveis pela organização do Mundial'2026.

Numa altura em que faltam dois meses para que Portugal, Espanha e Marrocos apresentem à FIFA a formalização da candidatura à organização da competição, que irá a votos no final do ano, os encontros que contaram com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol destinaram-se a obter o apoio antecipado do maior número possível de federações e a receber contributos que possam ajudar a construir uma candidatura melhor.

"Uma candidatura é um processo dinâmico em que o sucesso da mesma será tanto maior quanto maior for a sua base de apoio, essa é a razão que nos levou a agendar todas estas reuniões em paralelo com o Congresso da FIFA. Tem sido surpreendente o incentivo que temos recebido, as palavras de apreço e de apoio, o grau de conhecimento que todos têm demonstrado da nossa candidatura, mas também os contributos que temos recebido dos vários interlocutores e que era também um dos nossos objetivos, porque a partir deles podemos melhorar aspetos do nosso dossier de candidatura. Queremos envolver o maior número de federações neste processo, dando-lhes a conhecer o que vamos apresentar à FIFA, o ADN da candidatura, a visão, e os pilares em que assenta todo o projecto, abrindo, desta forma, um canal de comunicação privilegiado com o maior número possível de federações. O objetivo foi conseguido", afirmou Fernando Gomes.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo