Organismo confirma que a prova centenária será organizada por estes três países, com Uruguai, Argentina e Paraguai a receberem ainda um jogo cada
A FIFA confirmou que o Mundial'2030 vai mesmo ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, com início na América do Sul (um jogo cada para Uruguai, Argentina e Paraguai). Em comunicado, Gianni Infantino, presidente do organismo que rege o futebol mundial, explicou assim a decisão.
"Num mundo dividido, a FIFA e o futebol lutam por unir. (...) Dois continentes - África e Europa - unidos não apenas na celebração do futebol mas também a promover uma coesão cultural e social únicas. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão. Em 2030, teremos uma pegada mundial única, com três continentes - África, Europa e América do Sul - e seis países - Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai - a dar as boas-vindas e unindo o Mundo enquanto se celebra o 'jogo bonito' e o centenário do Mundial", afirmou Infantino.
Relacionadas
De resto, o Conselho da FIFA aceitou, de forma unânime, que haverá uma candidatura única composta por estes três países, sendo que Portugal, Espanha e Marrocos (assim como o trio sul-americano) ficam automaticamente qualificados para a fase final. Em 2024, haverá depois um Congresso da FIFA, onde será tomada uma decisão final relativamente à candidatura a apresentar, já com todos os detalhes. A FIFA acrescenta ainda que, dado o "contexto histórico" em torno do centenário, decidiu também de forma unânime a organização de uma cerimónia para celebrar esse momento em Montevideo, palco do primeiro jogo de sempre da prova, em 1930, assim como três partidas no Uruguai (precisamente em Montevideo), Argentina e Paraguai.
Por outro lado, a FIFA 'convidou' a AFC (Ásia) e OFC (Oceânia) a fazerem candidaturas à organização do Mundial'2034, numa lógica de rotação continental.
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher