Fernando Grande-Marlaska e Abdelouafi Laftit estiveram reunidos em Madrid
Os ministros da Administração Interna de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e de Marrocos, Abdelouafi Laftit, reuniram-se hoje para unir esforços na segurança do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, que se realizará nos dois países e em Portugal.
"A união de esforços entre os nossos especialistas em gestão de segurança é fundamental para garantir o correto desenvolvimento de uma competição de tamanha relevância internacional", destacou o governante espanhol, Fernando Grande-Marlaska, confirmando que ambos os países já começaram a partilhar experiências e metodologias de trabalho.
Durante o encontro, que decorreu na sede do Ministério da Administração Interna, em Madrid, os dois ministros assistiram a uma apresentação sobre a gestão da segurança levada a cabo pela Polícia Nacional nos grandes eventos desportivos, tendo como referência o último jogo entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid, realizado no sábado, no Estádio Santiago Bernabéu.
Nesse encontro foi explicada a fiscalização do subsolo, a vigilância nas zonas de concentração dos adeptos, a chegada dos adeptos e das equipas ao jogo, a revisão do perímetro do estádio e o controlo do público nas bancadas do Bernabéu.
A cooperação policial que foi posta em cima da mesa no domínio do desporto "prolonga a extraordinária colaboração que já existe entre os dois países em matéria policial", segundo ambos os ministros.
"O nosso compromisso e vontade é continuar a reforçar este caminho de confiança mútua para continuar a combater o terrorismo, a radicalização violenta ou o crime organizado", disse Fernando Grande-Marlaska.
No encontro, o ministro espanhol agradeceu ao seu homólogo o "sólido empenho" de Marrocos na luta contra as máfias que traficam migrantes e elogiou-o por ser um "parceiro leal e fiável" de Espanha e da União Europeia na atual pressão migratória no continente europeu.
Portugal, Espanha e Marrocos vão coorganizar o Mundial2030, que incluirá ainda jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai.
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher