Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Espanha será palco da maior parte dos jogos disputados em solo europeu
Seguir Autor:
Olhando às exigências da FIFA para albergar jogos de um Mundial, nomeadamente a nível de lotação mínima (40.000 lugares), Portugal sabe desde já que o máximo de estádios que terá no certame de 2030 serão três: Luz, Alvalade e Dragão. E em Espanha diz-se que é garantido que esses três redutos estão já garantidos como sede dos jogos do torneio. Faltará, claro, esclarecer quantos encontros irá receber cada um deles, sendo seguro que apenas o Estádio da Luz, o que tem maior lotação (65.000), poderá sonhar em receber partidas mais avançadas.
Segundo o jornal 'AS', em Espanha são 15 os estádios que estão em concurso e já alvo de análise. Ao que tudo indica, desses 15 apenas serão escolhidos 11, a eleger entre Balaídos (Vigo), El Molinón (Gijón), Riazor (Corunha), San Mamés (Bilbau), Anoeta (San Sebastián), La Romareda (Saragoça), Camp Nou e RCDE Stadium (Barcelona), Santiago Bernabéu e Metropolitano (Madrid), Nuevo Mestalla (Valência), Nueva Condomina (Murcia), La Cartuja (Sevilha), La Rosaleda (Málaga) e Gran Canaria. Praticamente todos terão necessidade de remodelações (ou ainda estão em processo de projetos de obras), algo que por exemplo já está a ser feito com Camp Nou, que será certamente um dos palcos dos jogos mais importantes, tal como o (renovado) Santiago Bernabéu.
Relacionadas
Depois surge a dúvida em relação a Marrocos, o outro país envolvido. Os marroquinos colocaram em cima da mesa seis opções (Rabat, Casablanca, Tanger, Agadir, Marrakech e Fez), estando ainda por esclarecer quais irão efetivamente entrar nas contas. É previsível que a escolha seja reduzida a uma ou duas opções, até porque grande parte dos estádios, apesar de terem a lotação necessária, teriam de ser alvo de grande remodelações. Em teoria, apenas o Estádio Mohammed V, em Casablanca, e o Prince Moulay Abdellah, em Rabat, entrarão nas contas.
Note-se que, para lá da exigência de haver lotação para 40.000 pessoas como base para os estádios presentes, há ainda requisitos especifícos para os jogos mais importantes, como a partida inaugural (que será no Uruguai) e a final: ambos com um mínimo de 80.000 pessoas. Quanto às meias-finais, terão de ser jogadas em estádios com lotação para pelo menos 60.000 pessoas, o que poderá fazer com que uma dessas partidas seja disputada em Portugal, no caso no Estádio da Luz. Os outros candidatos são Camp Nou e o Metropolitano, em Madrid.
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher