Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Rafael Louzán não quis pronunciar-se quanto à possibilidade de alargar o torneio a 64 seleções de forma excecional, por ser "uma decisão que toca à FIFA"
Seguir Autor:
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Rafael Louzán, afirmou esta quinta-feira que Espanha, Portugal e Marrocos querem organizar "o melhor Mundial da história" em 2030, deixando para a FIFA a decisão quanto ao alargamento de seleções participantes.
"Nós vamos lutar para que seja o melhor da história, já que cumprimos o centenário [desde o primeiro torneio], o primeiro que se fez em Montevideu, cidade que amamos muito em Espanha", declarou aos jornalistas, no final do 75.º Congresso FIFA, em Assunção, Paraguai.
O dirigente não quis pronunciar-se quanto à possibilidade de alargar o torneio a 64 seleções de forma excecional, por ser "uma decisão que toca à FIFA".
"Que decida a FIFA, nós em Espanha estamos a preparar 11 cidades-sede, ainda que tenhamos mais duas que também pretendem sê-lo. Estamos orgulhosos da aliança que vamos fazer com Argentina, Uruguai e Paraguai, e sobretudo com Marrocos e Portugal", acrescentou.
Também o presidente da Confederação Sul-americana de futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, se pronunciou sobre o Mundial'2030, que terá jogos que celebram o centenário do campeonato do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, esperando que o evento "fique para a história".
"Sonhemos, criemos em grande, e comecemos a trabalhar. (...) Que ninguém fique de fora, que o mundo seja participante de tudo o que se vai fazer", notou, no discurso perante o congresso.
Quanto à possível decisão de alargamento do torneio a 64 seleções, a CONMEBOL é favorável como exceção precisamente em 2030, tendo apresentado esta proposta ao organismo de cúpula do futebol mundial no último congresso continental.
A organização do Mundial'2030 em Portugal, Espanha e Marrocos foi ratificada em 11 de dezembro de 2024 no Congresso da FIFA, e Portugal, que recebeu o Euro'2004, vai organizar pela primeira vez o Campeonato do Mundo, tal como Marrocos, que repete no final do ano de 2025 o estatuto de anfitrião da Taça das Nações Africanas (CAN) estreado em 1988, enquanto a Espanha já albergou o Euro'1964 e o Mundial'1982.
Os três estádios portugueses que vão acolher jogos do Mundial'2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto.
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher