Vencedores da eliminatória preliminar garantem 'bilhete' para fase de grupos
A seleção de futebol de Macau vai jogar com Myanmar (antiga Birmânia) e a equipa de Timor-Leste com Taiwan na eliminatória preliminar de apuramento da Ásia para o Mundial'2026.
Macau e Timor-Leste vão disputar a primeira mão fora de casa a 12 de outubro, de acordo com o sorteio, realizado na quinta-feira à noite na sede da Confederação Asiática de Futebol, em Kuala Lumpur.
As duas seleções vão depois receber Myanmar e Taiwan, respetivamente, a 17 de outubro, sendo que os horários e locais dos quatros jogos ainda estão por confirmar.
Os vencedores da eliminatória preliminar vão qualificar-se para a fase de grupos, onde Macau poderá cair no Grupo B, com o Japão, a Síria e a Coreia do Norte, e Timor-Leste no Grupo D, com Omã, Quirguistão e Malásia.
Em março, a seleção de futebol de Macau tornou-se numa das últimas do mundo a regressar aos jogos, depois de uma interrupção de quase três anos imposta pela pandemia da covid-19.
Depois de uma derrota por 1-0 numa partida amigável com Singapura, realizada em Macau, a 28 de março, a seleção da região chinesa perdeu precisamente com Myanmar, por 2-0, a 19 de junho, noutro jogo de preparação disputado em Dalian, no norte da China.
Antes da partida com Singapura, o selecionador de Macau, Lázaro Oliveira, disse à Lusa existir a possibilidade de convocar residentes de Macau a jogar em Portugal para a eliminatória preliminar de apuramento para o Mundial'2026
"Estive em contacto com alguns deles e todos os bons jogadores interessam à seleção", disse o luso-angolano, antigo treinador do Estrela da Amadora, que assinou contrato com a Associação de Futebol de Macau (AFM) em outubro de 2019.
Um dos capitães da equipa de Macau é o avançado luso-sul-africano Nicholas Torrão, contando habitualmente com os defesas de origem portuguesa Filipe Duarte e Amâncio Goitia.
A última partida de Macau antes da pandemia foi em junho de 2019, quando um golo de Filipe Duarte, formado no Benfica, garantiu a primeira vitória em qualificações para campeonatos do mundo, ao bater o Sri Lanka por 1-0, em casa.
A equipa acabou por não seguir em frente, uma vez que a AFM decidiu não enviar a seleção para disputar a segunda mão no Sri Lanka, por razões de segurança, após mais de 250 pessoas terem morrido em ataques bombistas em 21 de abril de 2019.
De acordo com o portal da FIFA na Internet, as únicas seleções que continuam ainda longe dos relvados são Samoa e Samoa Americana, devido à pandemia, e Tonga, a recuperar de um tsunami, que, em janeiro de 2022, afetou mais de 80% da população.
Antigo extremo é uma figura incontornável do clube de Istambul, que quer ver reerguido já na próxima época
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam