Prémio é referente ao ano de 2025
Os portugueses Abel Ferreira e Miguel Cardoso, treinadores do Palmeiras e Mamelodi Sundowns, estão nomeados para o prémio de melhor treinador mundial de 2025 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), informou esta 6.ª feira o organismo.
Abel Ferreira, de 46 anos, volta a ser nomeado pela IFFHS numa altura em que lidera o campeonato brasileiro, a seis jornadas do fim da competição (tendo menos um jogo realizado) e se qualificou para a final da Taça Libertadores, na qual vai defrontar o Flamengo, em 29 de novembro.
O técnico luso já tinha sido nomeado para o galardão em 2022, ao contrário de Miguel Cardoso, de 53 anos, que se estreia nesta corrida, após ter conduzido o Mamelodi Sundowns ao 15.º título de campeão da África do Sul na época passada, bem como à final da Liga dos Campeões africanos, em que perdeu com os egípcios do Pyramids.
A lista de 20 finalistas inclui, entre outros, o espanhol Luis Enrique, campeão europeu com o Paris Saint-Germain, e os italianos Antonio Conte, campeão da Serie A pelo Nápoles, e Enzo Maresca, que guiou o Chelsea à conquista do Mundial de clubes.
Os candidatos foram avaliados e nomeados por um júri da IFFHS, composto por jornalistas e especialistas de 120 países de todo o mundo, sendo que o critério assenta nos desempenhos alcançados no ano civil, ou seja desde janeiro.
O vencedor do prémio de melhor treinador será anunciado pelo organismo em 10 de dezembro.
No ano passado, o prémio foi atribuído ao italiano Carlo Ancelotti, à data treinador do Real Madrid e que agora lidera a seleção do Brasil.
Sucede a Stefano Pioli, despedido no início da semana
Prémio é referente ao ano de 2025
Selecionador nacional explica opções para os jogos com Irlanda e Arménia
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Dupla portuguesa do Paris SG entre os 11 melhores do Mundo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados