Aparelho caiu na madrugada desta terça-feira
Marcelo Boeck foi um dos oito futebolistas da Chapecoense que ficou em terra e, assim, escapou ao acidente de avião que vitimou praticamente todos os elementos do plantel que viajaram para a Colômbia, para disputar a final da Taça Sul-Americana.
As autoridades colombianas reduziram para 71 o número de mortos no acidente de avião em que seguia a equipa brasileira do Chapecoense. Em comunicado, a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres da Colômbia informou que, após confrontar dados, "estabeleceu-se que o total de pessoas que viajavam para a Colômbia eram 77 passageiros e não 81, como inicialmente aparecia nos registos".
Observando as listas de embarque dos passageiros no Brasil, na Bolívia e na Colômbia, chegou-se à conclusão que "apenas embarcaram no voo 68 passageiros de origem brasileira e nove membros da tripulação de origem boliviana". Na nota, lê-se ainda que foram resgatados 71 corpos, sendo que houve seis sobreviventes.
O avião onde viajava a Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira, perto do aeroporto internacional de Medellín, na Colômbia. A equipa ia enfrentar o Atlético Nacional, na final da Taça Sul-Americana. Entretanto, são vários os clubes que já prestaram homenagem e disponibilizaram-se para ajudar.
Sérgio Krithinas comentou a onda de bom senso e solidariedade que surgiu depois da tragédia da Colômbia. O editor de Record lembrou ainda que, para além de uma equipa de futebol, morreram também jornalistas e outras pessoas que estavam na comitiva da Capechoense.
O antigo internacional argentino deixou mensagem emotiva no Facebook. Leia aqui as palavras de Maradona.
O chefe de comunicação da Aeronáutica Civil colombiana, Uriel Bedoya, visitou o local do acidente e confirmou ao portal brasileiro 'G1' que o grupo de investigação de acidentes desse órgão do governo já tem as duas caixas pretas em seu poder. Eis uma imagem de uma delas.
O antigo futebolista do Sporting e atual treinador-adjunto do Portimonense, Pedro Silva, lamentou esta terça-feira a morte do "melhor amigo" Cléber Santana, numa homenagem em que foi acompanhado pelo guarda-redes De Gea. Leia as declarações dos dois amigos.
A FOX Sports adianta que a receita do clássico entre o Real Madrid e o Barcelona vai reverter a favor da Chapecoense. Conheça todos os detalhes.
Joaquim Evangelista mostrou-se solidário com vítimas do acidente que vitimou equipa da Chapecoense. Leia aqui as palavras do presidente do Sindicato de Jogadores.
Contagem oficial dá conta de que sobreviveram três jogadores, um jornalista e dois funcionários da companhia aérea. Saiba mais.
Campeão brasileiro quer usar a camisola da Chapecoense no último jogo do campeoanto como forma de homenagem às vítimas. Leia aqui os detalhes.
Emblemas querem empréstimos gratuitos à Chapecoense e também a garantia de permanência nas próximas três épocas para o malogrado clube. Conheça os detalhes.
Leia a mensagem do capitão do Real Madrid e da Seleção Nacional deixou mensagem nas redes sociais.
A UEFA transmitiu uma mensagem de apoio e solidariedade aos familiares das vítimas, à Chapecoense, à Confederação Brasileira de Futebol e à Confederação sul-americana. Leia as declarações.
Conheça a história dos jogadores que ficaram de fora das opções de Caio Júnior e por isso não embarcaram no voo da tragédia.
Lateral-direito que não viajou por opção do técnico Caio Júnior conta pormenores tem contado com o apoio de Marcelo Boeck nestes tempos difíceis. Leia a história completa.
Antigo futebolista envia as condolências às famílias das vítimas do acidente na Colômbia. Leia aqui as declarações.
Presidente da Liga de Clubes lamentou o acidente e decretou homenagem às vítimas da tragédia da Chapecoense na Colômbia. Conheça os detalhes aqui.
Paulo Paixão perdeu o filho Anderson, preparador físico da Chapecoense que viajava com a equipa para a Colômbia, depois de ter perdido Alessandro, em 2002, num ataque cardíaco. Conheça os detalhes desta história trágica.
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, utilizou as redes sociais para lamentar o acidente que envolveu a equipa da Chapecoense. Saiba mais.
O Atlético Nacional pediu aos seus adeptos para comparecerem no estádio, à hora prevista para o jogo com a Chapecoense, vestidos de branco. Conheça os detalhes aqui.
As equipas de socorro conseguiram já resgatar 35 corpos do avião charter alugado pelo clube brasileiro Chapecoense, que se despenhou no noroeste da Colômbia, informaram fontes da polícia.
Havia 22 jornalistas a bordo do voo que vitimou, entre outros, a equipa da Chapecoense e 21 deles perderam a vida. O 'Bleacher Report' homenageia os colegas de profissão que viajavam em trabalho para cobrir a final da Taça Sul-americana, identificando-os e aos órgãos de comunicação social em que trabalhavam.
22 journalists were on the same flight as the #Chapecoense football team. 21 of them lost their lives #RIP #ForçaChape pic.twitter.com/AdjQb7LcIx
As autoridades colombianas acabam de dar por encerrada a primeira fase da operação de resgate no local onde se despenhou o avião que transportava a comitiva da Chapecoense, nesta terça-feira, salientando que não haverá mais sobreviventes. Leia aqui a notícia completa
O guarda-redes Jackson Follmann, o lateral Alan Ruschel, o defesa central Helio Zampier Neto, o jornalista Rafael Henzel e dois membros da tripulação são os sobreviventes, embora em alguns casos a situação clínica seja muito reservada. Além deses houve quem escapasse à tragédia por... ironia do destino. Conheça aqui as histórias
Acompanhe a viagem do clube brasileiro desde São Paulo até à capital da Colômbia, depois de ter feito escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou esta terça-feira que "é um dia muito, muito triste para o futebol", em alusão ao acidente aéreo na Colômbia, com o avião em que viajava a equipa de futebol da Chapecoense. Leia aqui a notícia completa
A Aeronáutica Civil da Colômbia confirmou que o sexto sobrevivente do avião que caiu perto do aeroporto de Medellín é o defesa brasileiro Hélio Neto. Entretanto, Danilo não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. Leia aqui a notícia completa
O avião Avro RF 85 com a matrícula CP2933 da LaMia - companhia colombiana especializada em voos fretados que vitimou quase todos os elementos da equipa Chapecoense, tripulantes e diversos acompanhantes - era uma aeronave que habitualmente transportava várias equipas de futebol de toda a América do Sul, entre eles a seleção da Argentina. Leia aqui a notícia completa
Minuto de silêncio no treino e mensagem de solidariedade do capitão Luisão.
Matheus, de 24 anos, esqueceu-se do passaporte e não pôde embarcar.
Os gráficos do site 'Flight Radar 24' mostram uma quebra abrupta de velocidade e altitude às 2h33. Veja aqui.
A Aeronáutica Civil, entidade estatal da Colômbia que coordena as operações de busca e resgate, atualizou a lista de sobreviventes do acidente, na qual já não costa o guarda-redes Danilo. Alan Ruschel, Neto e Follmann são agora o únicos futebolistas do plantel que constam da lista, onde se encontram também Ximena Suárez e Erwin Tumiri, tripulantes do avião, e Rafael Valmorbida, jornalista.
O Atlético Nacional de Medellín está disposto a abdicar do título na Taça Sul-Americana para homenagear a Chapecoense. Depois de o avião que transportava a equipa brasileira, que ia discutir a final com o emblema colombiano, se ter despenhado perto de Medellín, responsáveis do Atlético Nacional já pediram à CONMEBOL para que a Chape seja proclamada campeã desta edição da prova, segundo imprensa colombiana e brasileira. Leia aqui a notícia completa
O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo, disse esta terça-feira que o acidente de avião com elementos do clube é uma "imensa tragédia", que ocorre numa altura em que a equipa "tinha conseguido fama nacional".
"Estamos reunidos no estádio, acolhemos as famílias afetadas, as pessoas que amam o Chapecoense", disse, em declarações à SportTV, acrescentando, emocionado, esperar e confiar em Deus para "que o Chapecoense possa continuar a viver". Leia aqui a notícia exclusiva
Marcelo Lipatin, empresário de Caio Júnior, esteve nas últimas horas em casa do treinador da Chapecoense a confortar a família do técnico da equipa brasileira que esta madrugada sofreu um acidente de aviação na Colômbia para onde viajava para disputar a 1.ª mão da Taça Sul-Americana com o Atlético Nacional.
"Nunca se está preparado para este tipo de notícias. A verdade é que a morte chega a todos, a uns de uma forma mais trágica como foi este o caso. Ainda por cima pelo momento que a Chapecoense atravessava torna-se ainda mais triste. O tempo agora é de consolar quem fica", afirmou em entrevista exclusiva a Record. Leia aqui a notícia completa
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, enviou esta terça-feira mensagens de condolências à Confederação Sul-Americana de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol devido à queda do avião em que seguia a equipa da Chapecoense. Leia aqui a notícia completa
O acidente de aviação que sofreu a comitiva da Chapecoense que viajava para a Colômbia, na madrugada desta terça-feira, deixou Elias muito triste e consternado. O médio do Sporting pediu a Deus para que conforte os corações dos familiares da vítimas.
"É um dia triste para futebol, não só no Brasil, mas para todo o Mundo... acordar com uma notícia terrível destas", começou por dizer o internacional brasileiro, em declarações à Sporting TV. Leia aqui a notícia completa
Os merengues fizeram um minuto de silêncio antes do treino de preparação para o clássico com o Barcelona: veja aqui as fotos
O Belenenses recordou hoje com "carinho especial" o treinador da Chapecoense, e antigo futebolista do clube do Restelo, Caio Júnior, uma das vítimas do acidente do avião em que viajava a equipa brasileira, na Colômbia.
Numa mensagem divulgada na sua página na rede social Facebook, os 'azuis' mostram-se "consternados com a tragédia que se abateu sobre a Associação Chapecoense de Futebol" e "apresentam um forte abraço transatlântico a todo o futebol brasileiro". Leia aqui a notícia completa
Pelo menos 22 jornalistas de meios de comunicação do Brasil viajavam no avião, juntamente com a equipa de futebol brasileira do Chapecoense, que sofreu um acidente aéreo na Colômbia, que provocou 76 mortos, informaram hoje os media brasileiros. Leia aqui a notícia completa
O Atlético Nacional, equipa que iria defrontar a Chapecoense no encontro de amanhã da Taça Sul-Americana, partilhou mais uma mansagem emotiva no Twitter:
Vinieron por un sueño, parten como leyendas. #Chapecoense pic.twitter.com/SBRgcCUxbV
O Vitória de Guimarães lamentou a morte de Caio Júnior, avançado do clube entre 1987/88 e 1991/92 e que treinava a Chapecoense.
"Compartilhamos a vossa tristeza neste momento tão difícil, Associação Chapecoense de Futebol", lê-se na página oficial da rede social Facebook do quinto classificado da I Liga, mensagem acompanhada por uma fotografia de Caio Júnior quando jogava pelo clube vimaranense.
O Benfica cumpriu na manhã antes do treino um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente com a equipa de futebol da Chapecoense, com o capitão Luisão a mostrar a sua solidariedade.
"Neste momento de dor e luto, nós, da família benfiquista, estamos com a Associação Chapecoense", disse o defesa central Luisão, internacional brasileiro que se encontra no Benfica desde 2003. Leia aqui a notícia completa
O Governo do Brasil decretou esta terça-feira luto de três dias pela queda de um avião que transportava a equipa do Chapecoense que viajava para Medellín, na Colômbia, para disputar o primeiro jogo da Taça Sul-Americana. Leia aqui a notícia completa
A Polícia de Antioquia acaba de partilhar novas fotografias do local da tragédia. Pelas imagens, pode ver-se que o avião ficou totalmente desfeito.
O guarda-redes espanhol Iker Casillas prestou esta terça-feira condolências aos familiares das vítimas do acidente do avião em que viajava a equipa brasileira da Chapecoense, que ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana, na Colômbia. Leia aqui a notícia completa
Afinal, qual é a história da Chapecoense que hoje saltou para a ribalta pelas razões mais trágicas? Conheça aqui o clube que vivia o melhor ano de sempre no momento da tragédia
A Autoridade de Aviação colombiana confirmou que há mais um sobrevivente, subindo agora o número para seis. E identificam-nos:
Jogadores:
Alan Luciano Ruschel (lateral-esquerdo)
Jackson Ragnar Follmann (guarda-redes)
Marcos Danilo Padilha (guarda-redes)
Tripulantes:
Ximena Suárez (hospedeira)
Erwin Tumiri (técnico)
Jornalista:
Rafael Hensel, periodista, que está en el Hospital de La Ceja.
O treinador do Sporting manifestou-se esta terça-feira muito consternado com o acidente que sofreu o avião em que seguia a comitiva da Chapecoense, equipa liderada pelo técnico Caio Júnior, que Jorge Jesus conhecia muito bem.
"O treinador deles, o Caio Júnior, fez um estágio comigo em Portugal e eu estive no Brasil com ele algumas vezes", começou por recordar Jorge Jesus em declarações prestadas ao canal de televisão do clube de Alvalade. Leia aqui a notícia completa.
Bruno de Carvalho mostrou-se "solidário" com a Chapecoense no dia em que a equipa brasileira sofreu um acidente de aviação na Colômbia para onde viajava para disputar a final da Taça Sul-Americana frente ao Atlético Nacional. Leia aqui a notícia completa
Luís Filipe Vieira mostrou-se esta terça-feira "profundamente chocado" com a tragédia que afetou a Chapecoense. O avião onde seguia a equipa brasileira para a Colômbia caiu esta madrugada, confirmando-se até agora 75 mortos. Leia aqui a notícia completa
Alejandro Martinuccio já falou sobre a tragédia que vitimou a maior parte dos seus companheiros.
A Confederação Brasileira de Futebol manifestou esta terça-feira consternação pelo acidente com um avião que transportava a equipa brasileira Chapecoense para Medelim, na Colômbia.
"Estamos em contacto com a Conmebol, com as autoridades locais e com representantes de clubes em busca de mais informações antes de qualquer possível medida", informou a Confederação na sua primeira reação após a notícia do acidente. Leia aqui a notícia completa
O acidente desta madrugada na Colômbia, com um avião em que viajava a equipa brasileira Chapecoense, é o mais recente de uma lista de desastres envolvendo clubes de futebol e de outras modalidades. Consulte aqui a cronologia
A polícia de Medellín confirmou já a morte de 75 pessoas, informação avançada pelo general José Acevedo Ossa, da polícia local, responsável pelo resgate. Não há confirmação da identidade das vítimas.
Veja a fotogaleria com as fotografias partilhadas nas redes sociais
O representante de Marcelo Boeck, António Araújo, explicou que o antigo guarda-redes do Sporting não seguiu viagem com a comitiva da Chapecoense porque pediu dispensa de forma a festejar o aniversário. Uma comitiva do clube brasileiro, recorde-se, encontava-se a bordo de um avião que se despenhou na Colômbia na madrugada desta terça-feira. Leia aqui a notícia completa
As autoridades suspenderam as buscas temporariamente devido às fortes cguvas que se fazem sentir na região de Cerro El Gordo
Primeiro falou-se de uma falta de combustível, depois de uma falha elétrica como sendo a causa do acidente, mas ainda será necessária uma investigação para confirmar o que motivou a queda do avião. As autoridades preferem não se pronunciar em relação ao assunto por enquanto
As autoridades colombianas confirmaram que 25 corpos já foram identificados; contabilizam-se cinco sobreviventes até agora. E entrevista à rádio Caracol, Carlos Iván Marquéz, diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Colômbia, diz que ainda há esperança de encontrar mais pessoas com vida, mas como as condições no local são más, é "difícil confirmar qualquer coisa".
José Gerardo Acevedo, da Polícia de Antioquia, informou que são apenas cinco os sobreviventes do acidente: inicialmente, seis pessoas haviam sido resgatadas do local do acidente, mas uma faleceu no caminho para o hospital, segundo aquele responsável.
Segundo avança a imprensa brasileira, os sobreviventes são os jogadores Danilo, Jakson Follmann e Alan Ruschel; a comissária Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel
As mensagens de apoio de clubes e desportistas multiplicam-se nas redes sociais.
Já começaram a circular as primeiras imagens do aparelho onde seguia a equipa brasileira. Veja a fotogaleria
Marcelo Boeck, antigo guarda-redes do Sporting, não seguia a bordo no avião que caiu esta madrugada na Colômbia com a equipa da Chapecoense a bordo. O guardião não constava na lista de convocados do treinador Caio Júnior - que jogou em Portugal no V. Guimarães, E. Amadora e Belenenses.
O avião onde viajava o Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira perto do aeroporto internacional de Medellín, na Colômbia. A equipa brasileira é orientada pelo treinador Caio Júnior, que enquanto futebolista representou Vitória de Guimarães (1987/92), Estrela da Amadora (1992/93) e Belenenses (1994/95), e conta no plantel com Marcelo Boeck, guarda-redes que se transferiu do Sporting em janeiro - jogou também no Marítimo (2007 a 2011). Acompanhe aqui todos os desenvolvimentos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Guarda-redes pede uma reflexão ao grupo após um resultado comprometedor na luta pelo acesso ao Mundial
Médio do Benfica recusa baixar os braços depois do dissabor na qualificação para o Mundial
Último jogo da fase de qualificação para o Mundial de 2016
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS