Melhor futebolista e treinador do ano em África, respetivamente
Emerse Faé, que pegou numa Costa do Marfim descrente na Taça das Nações Africanas para a levar ao título continental, foi esta segunda-feira eleito o melhor treinador africano de 2024, enquanto o nigeriano Ademola Lookman foi o melhor futebolista.
O francês Jean-Louis Gasset foi demitido após a derrota dos 'elefantes' por 4-0 ante a Guiné-Equatorial, ainda na fase de grupos, com o seu adjunto Emerse Faé a ser indicado como técnico interino: o percurso da Costa do Marfim mudou radicalmente e foi consumado com o título, celebrado em casa.
Pedro Gonçalves, enquanto selecionador de Angola, e José Gomes, como técnico dos egípcios do Zamalek, estavam entre os 10 finalistas ao cetro, conhecidos em cerimónia que decorreu em Marraquexe, Marrocos.
A distinção feminina foi para a marroquina Lamia Boumehdi, que levou o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, ao seu primeiro título de campão africano: por arrasto, a sua equipa foi igualmente distinguida como a melhor.
O nigeriano Ademola Lookman é o futebolista do ano, depois de ajudar a Atalanta ao triunfo na Liga Europa, marcando os três golos da final no êxito 3-0 sobre o Bayer Leverkusen, além do importante papel que teve na seleção, orientada por José Peseiro, finalista da CAN.
Barbra Banda, da Zâmbia, atleta das norte-americanas do Orlando Pride, ganhou o prémio feminino.
O angolano Agostinho Mabululu foi o autor do golo do ano.
Treinador do Man. United foi questionado pelo facto de Kobbie Mainoo não ser aposta regular no onze inicial
A empresa de investimento Exor, detida pela família Agnelli (Stellantis, Ferrari), sublinha que o clube não está à venda.
Treinador do Amora trabalhou com o capitão do Barcelona em Guimarães e em Alvalade
Ferruccio Gatti, adepto dos rossoblù, revelou ter vivido momentos de pânico com a família no interior do carro
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo