Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
International Board emitiu orientações para os árbitros
Seguir Autor:
O International Board (IFAB) já divulgou as alterações às leis de jogo no futebol para a próxima temporada (2020/2021). Entre as principais orientações que vão ser transmitidas aos árbitros, destaca-se a mudança nas regras da mão na bola. Já a partir de julho o toque na parte superior do braço, junto à axila, passa a não ser considerado como infração.
Com a finalidade de determinar de forma clara uma falta com a mão, estabelece-se "o limite do braço no ponto inferior da axila", diz o comunicado do IFAB.
A organização, que tem a responsabilidade de fazer as alterações às regras do futebol, também indica que a partir da próxima época o toque com a mão na bola numa jogada atacante, se for de forma involuntária, só deve ser assinalado caso origine diretamente um golo ou uma ocasião clara de golo. Isso muda diretamente a última recomendação, que pedia que os árbitros marcassem falta em qualquer toque da bola na mão na fase ofensiva das jogadas.
Árbitro vai poder rever lances "subjetivos" para o VAR
O documento do IFAB também traz uma orientação importante para o videoárbitro (VAR). "Sempre que o incidente em revisão pelo VAR for suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve rever o lance no monitor de campo". Ou seja, não "pode" mas sim "deve".
Penáltis também mudam
Outra mudança importante diz respeito aos penáltis. O IFAB determina agora que uma infração do guarda-redes, como por exemplo adiantar-se da linha nos penáltis, só deve ser punida caso essa ação influencie diretamente o resultado final do penálti. Por exemplo: se o guarda-redes se adiantar, mas o marcador chutar a bola à barra ou para fora, a cobrança do penálti não deve ser repetida. Caso o guarda-redes seja punido por sair da linha e a cobrança repetida, o cartão amarelo só deve ser mostrado caso o guarda-redes cometa duas vezes uma infração.
Dois amarelos podem não significar expulsão
Também os cartões amarelos exibidos durante os jogos sofrem alterações, nomeadamente se houver lugar a desempate por penáltis. Se um atleta for punido durante o tempo regulamentar e, depois, novamente no desempate por penáltis, deverá ser colocado no relatório de jogo que viu dois cartões amarelos, mas o segundo não conta como expulsão. Também se o marcador do penálti e o guarda-redes cometerem infrações em simultâneo, a indicação é que seja o marcador o punido.
Outras alterações importantes implementadas pelo IFAB
- O toque com a mão voluntário por parte de um defesa será considerado no momento de determinar um lance de fora de jogo;
- Se o árbitro permitir a cobrança de uma falta rapidamente ou der lei da vantagem após uma falta que interfira numa jogada clara de ataque, não deve ser mostrado o cartão amarelo;
- Os jogadores que não respeitarem os quatro metros de distância obrigatória na bola ao solo devem ser punidos com cartão amarelo;
- Se o guarda-redes marcar um pontapé de baliza ou uma falta para um companheiro e este devolver com o peito ou a cabeça, o lance deve ser repetido.
As alterações entram em vigor a partir do dia 1 de julho deste ano.As alterações entram em vigor já a partir do dia 1 de julho mas o IFAB deixa uma ressalva. "As competições suspensas por causa da COVID-19 têm duas opções: terminar a disputa das competições aplicando as regras da época passada ou adotar as regras de 2020/21".
Capitão do Sp. Braga vive grande momento de forma e alimenta sonho de voltar à Seleção
Treinador inglês de 54 anos sai com efeitos imediatos
Catalães defrontam hoje o Atlético Madrid após viagem antecipada devido ao mau tempo
Poderio físico das suecas fez a diferença e deixa leoas em maus lençóis para a visita a Estocolmo
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA