A dez dias do seu 41º aniversário e a 21 da despedida oficial do futebol, é oportuno recordar o jogo que esteve na origem de uma carreira ímpar . Na primeira vez que tocou na bola, meteu-a entre as pernas do marcador directo
MARADONA deixou o futebol há vários anos, mas só vai despedir-se oficialmente dos relvados no dia 10 de Novembro, colocando um ponto final num ciclo que começou há 25 anos, no dia 20 de Outubro de 1976. Então, o "Pibe d'Oro" (puto de ouro), a dez dias de completar 16 anos, estreou-se oficialmente numa partida de seniores, com a camisola do Argentinos Juniors.
Recuemos no tempo! Estamos na Villa Fiorito, bairro pobre de Buenos Aires que andava na boca de toda a gente por graça e talento de um miúdo que parecia graúdo com uma bola nos pés. Diego Armando Maradona era a estrela dos Cebollitas, equipa juvenil do Argentinos Juniors (ganharam 136 jogos consecutivos) e até já participava em programas de televisão.
Não ficou mais de três/quatro jogos em cada escalão etário e, aos 15 anos, treinava já com a formação sénior. Um dia, uma terça-feira, Juan Carlos Montes, técnico da equipa principal, abeirou-se de Maradona: "Amanhã vais para o banco e prepara-te que vais entrar". O estupefacto Dieguito correu para casa com o coração na boca a contar aos pais e, em poucas horas, a notícia correu o bairro, a cidade, o país.
Na quarta-feira 20 de Outubro de 1976, a mãe passou o dia a rezar e o pai pediu para sair mais cedo do emprego e chegou a tempo ao velho campo entre as ruas Boyacá y García, o La Paternal. O então modesto Argentinos Juniors não tinha grandes ambições ante um adversário muito mais forte, o Talleres de Córdoba. Assim, chegou ao intervalo a perder por 1-0. Veio então o momento por que todos esperavam. Rubén Giacobetti deixou o campo por troca com o "pelusa".
"Vai, Diego, joga como sabes e, se puderes, faz um túnel", disse o treinador Montes. Na primeira vez que o pequenino Maradona tocou na bola, meteu-a entre as pernas do seu marcador directo, Juan Cabrera. Oooooleee... foram as boas vindas do público, a maior parte adepto do Talleres. Os jogadores adversários preferiram outro tipo de boas vindas: à patada. Aos 15 anos, Maradona começou a provar um "prato" que comeria durante toda a carreira.
O Talleres venceu por 1-0, mas começou ali uma aventura inolvidável e um mito do desporto. O resto é História...
Argentina vai chorar
O grande dia está mais perto. A festa de homenagem a Maradona, que ditará a sua retirada oficial do futebol, está marcada para dia 10 de Novembro, no Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, clube do coração de "El Pibe". A selecção de estrelas convidada por Maradona inclui nomes como Rivaldo, Beckham, Saviola, Del Piero, Maldini...
Maradona foi recentemente operado a um joelho, numa clínica da Colômbia, mas diz estar preparado para o jogo, onde vestirá pela última vez a camisola da selecção argentina: "Não posso desiludir os adeptos. Nunca lhes falhei e não o vou fazer agora".
Está previsto que chegue a Buenos Aires no dia 5 de Novembro.
Interesse de clubes das principais ligas europeias fez com que o antigo técnico do Benfica decidisse esperar
Médio de 21 anos defende as cores do Bayern Munique
Técnico dos gunners volta a puxar das abordagens inusitadas
Acompanhe todas as incidências do encontro
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português