As bodas de prata de um «Pibe d''Oro»

A dez dias do seu 41º aniversário e a 21 da despedida oficial do futebol, é oportuno recordar o jogo que esteve na origem de uma carreira ímpar . Na primeira vez que tocou na bola, meteu-a entre as pernas do marcador directo

MARADONA deixou o futebol há vários anos, mas só vai despedir-se oficialmente dos relvados no dia 10 de Novembro, colocando um ponto final num ciclo que começou há 25 anos, no dia 20 de Outubro de 1976. Então, o "Pibe d'Oro" (puto de ouro), a dez dias de completar 16 anos, estreou-se oficialmente numa partida de seniores, com a camisola do Argentinos Juniors.

Recuemos no tempo! Estamos na Villa Fiorito, bairro pobre de Buenos Aires que andava na boca de toda a gente por graça e talento de um miúdo que parecia graúdo com uma bola nos pés. Diego Armando Maradona era a estrela dos Cebollitas, equipa juvenil do Argentinos Juniors (ganharam 136 jogos consecutivos) e até já participava em programas de televisão.

Não ficou mais de três/quatro jogos em cada escalão etário e, aos 15 anos, treinava já com a formação sénior. Um dia, uma terça-feira, Juan Carlos Montes, técnico da equipa principal, abeirou-se de Maradona: "Amanhã vais para o banco e prepara-te que vais entrar". O estupefacto Dieguito correu para casa com o coração na boca a contar aos pais e, em poucas horas, a notícia correu o bairro, a cidade, o país.

Na quarta-feira 20 de Outubro de 1976, a mãe passou o dia a rezar e o pai pediu para sair mais cedo do emprego e chegou a tempo ao velho campo entre as ruas Boyacá y García, o La Paternal. O então modesto Argentinos Juniors não tinha grandes ambições ante um adversário muito mais forte, o Talleres de Córdoba. Assim, chegou ao intervalo a perder por 1-0. Veio então o momento por que todos esperavam. Rubén Giacobetti deixou o campo por troca com o "pelusa".

"Vai, Diego, joga como sabes e, se puderes, faz um túnel", disse o treinador Montes. Na primeira vez que o pequenino Maradona tocou na bola, meteu-a entre as pernas do seu marcador directo, Juan Cabrera. Oooooleee... foram as boas vindas do público, a maior parte adepto do Talleres. Os jogadores adversários preferiram outro tipo de boas vindas: à patada. Aos 15 anos, Maradona começou a provar um "prato" que comeria durante toda a carreira.

O Talleres venceu por 1-0, mas começou ali uma aventura inolvidável e um mito do desporto. O resto é História...

Argentina vai chorar

O grande dia está mais perto. A festa de homenagem a Maradona, que ditará a sua retirada oficial do futebol, está marcada para dia 10 de Novembro, no Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, clube do coração de "El Pibe". A selecção de estrelas convidada por Maradona inclui nomes como Rivaldo, Beckham, Saviola, Del Piero, Maldini...

Maradona foi recentemente operado a um joelho, numa clínica da Colômbia, mas diz estar preparado para o jogo, onde vestirá pela última vez a camisola da selecção argentina: "Não posso desiludir os adeptos. Nunca lhes falhei e não o vou fazer agora".

Está previsto que chegue a Buenos Aires no dia 5 de Novembro.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas