O Barcelona derrotou esta terça-feira o Tenerife por 4-1, em partida a contar para a 36.ª jornada da Liga espanhola, e coloca toda a pressão do lado do Real Madrid, que amanhã visita o reduto da maior surpresa da temporada, o Maiorca, atualmente quarto classificado. Os catalães somam agora 93 pontos, mais quatro que a equipa de Cristiano Ronaldo.
20.49 - FINAL DO JOGO
90+3' - GOLOOOO! 4-1 POR MESSI! Mais um de Messi! Grande passe de Dani Alves a descobrir Messi na área, o argentino controla a bola de forma soberba e finaliza de pé direito.
84' - Mais um passe de génio de Xavi, a virar o jogo para Dani Alves, que cruza para Keita cabecear muito ao lado.
77' - GOLOOOO! 3-1 POR PEDRO! Resposta pronta do Barça ao último ataque do Tenerife e o jogo está decidido! Messi progride pelo meio do terreno, descobre Pedro, a bola ainda sofre um toque de Sicília, mas acaba nos pés do jovem catalão, que na cara de Aragoneses faz o terceiro golo.
76' - Contra-ataque rapidíssimo do Tenerife e um calafrio na defesa catalã. Mikel Alonso surge isolado à frente de Valdés mas dá um toque a mais na bola e esta escapa-se.
73' - Cobrança irrepreensível de Xavi de um livre direto descaído para a direita do ataque do Barcelona, mas Aragoneses, com uma excelente estirada, evita o terceiro do Barça.
68' - Arranque frenético de "Pedrito"! Tira um adversário do caminho e, à entrada da área, levanta a bola por cima do guardião contrário, mas o esférico sai um pouco ao lado.
65' - O Barça mantém a alta rotação no ataque. Agora foi o central Puyol a surgir em zona de tiro mas a bola é cortada perto da linha de golo por Culebras.
63' - GOLOOOO! 2-1 POR BOJAN! Jogada individual de Dani Alves, a fletir para o meio, passe de pé direito para Bojan surgir solto na frente de Aragoneses e abrir o marcador, colocando a bola por cima do guardião. Décimo golo do jovem avançado do Barça.
61' - José Luis Oltra lança em campo Nino, o goleador da equipa. Sai Kome, autor da assistência para o golo de Román.
60' - Cruzamento tirado a régua e esquadro por Dani Alves para Zlatan rematar à malha lateral.
59' - O Tenerife aposta claramente no contra-ataque e no erro contrário. Juanlu, de muito longe, aproveita desconcentração dos centrais catalães, remata para defesa fácil de Valdés.
57' - Livre a 30 metros da baliza batido por Leo Messi, mas a bola sai muito por cima.
55' - Excelente visão de jogo de Xavi! Passe de morte para Bojan, mas Aragoneses lê bem a jogada e agarra a bola.
Guardiola retira de campo o desinspirado Piqué e aposta em Pedro. Touré passa para defesa central.
20.01 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE
A posse de bola não engana! O Barcelona domina a partida como bem entende, mas no marcador vale o empate a 1. As oportunidades de golo são maioritariamente dos catalães.
19.46 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE
45' - Cabeceamento de Bojan a passar com muito perigo! Canto de Xavi na direita, Zlatan toca a bola, e Bojan cabeceia um pouco ao lado.
43' - Messi descobre Zlatan solto, em posição duvidosa, e o sueco remata forte, de fora da área, para Aragoneses encaixar.
39' - GOLOOOO! 1-1 POR ROMÁN MARTÍNEZ! Erro tremendo de Puyol, a passar mal a bola em zona frontal... Aproveita a equipa insular, Kome abre em Román e o jogador argentino, na cara de Valdés, faz o empate!
35' - Combinação excelente entre Maxwell e Messi. O brasileiro, algo egoísta, procura o remate, numa altura em que Zlatan estava solto na área, e a bola é travada por Aragoneses.
22' - Novo momento de Leo Messi! Iniciativa típica do argentino, a fletir da direita para o meio, a rematar forte, e a bola passa perto do poste direito da baliza dos insulares.
17' - GOLOOOO! 1-0 POR MESSI! 30.º golo do avançado argentino na liga espanhola. Passe de génio de Xavi para Alves, o internacional brasileiro cruza, Zlatan ganha a bola no ar, esta sobra para Messi, que na cara de Aragoneses, não perdoa. Está aberto o marcador em Camp Nou, numa altura em que as melhores oportunidades até eram do Tenerife.
15' - Erro de Piqué e Alfaro volta a desperdiçar! O defesa internacional espanhol falha o corte, a bola sobra para Alfaro, que, enquadrado com a baliza, falha o remate, já sob a pressão de Piqué. Passa o perigo...
12' - Dani Alves desperdiça primeira oportunidade de golo do Barça! Erro defensivo de Alfaro, a falhar o corte, Dani Alves aproveita, segue isolado, mas em vez de rematar, cruza à procura de Zlatan, e a bola perde-se pela linha de fundo.
11' - Iniciativa individual de Ibrahimovic na esquerda do ataque catalão, com um remate tenso, mas fácil para Aragoneses agarrar.
7' - Que oportunidade para o Tenerife! Aproveitando o balanceamento atacante do Barça, o Tenerife em contra-ataque lança Juanlu pela direita, este cruza rasteiro para Alfaro rematar muito por cima, quando estava em posição privilegiada para inaugurar o marcador.
5' - Primeiros instantes parecem indiciar como será jogada toda a partida: o Barcelona sempre ao ataque, com total controlo do jogo; por seu turno o Tenerife a procurar conter o ímpeto ofensivo contrário.
19.00 - INÍCIO DE JOGO
José Luis Oltra deixa no banco o seu melhor marcador - 13 golos -, tendo em vista as próximas "batalhas", mais importantes na luta pela manutenção, isto porque o avançado tem quatro cartões amarelos.
O técnico dos insulares faz apenas uma troca em relação ao onze que tínhamos previamente avançado. Confirma-se a ausência de Nino no ataque, mas outro dos avançados determinantes na equipa joga, na instância Alfaro. Sai Angél.
Guardiola a surpreender na equipa escolhida para o jogo desta noite. Pedro fica no banco e Zlatan Ibrahimovic é titular na frente do ataque. Com esta troca, Bojan deverá encostar a uma ala.
Para esta partida, perspetivam-se grandes alterações na formação insular, sendo que a ausência do matador Nino é a mais notada. Nos catalães, Guardiola deve continuar a confiar em Bojan Krkic no tridente ofensivo, acompanhado por Messi e Pedro.
O Barcelona joga esta terça-feira diante do 18.º classificado, tendo em vista manter a liderança da Liga espanhola. Em Camp Nou, Guardiola terá do seu lado o apoio do público mas também da estatística, que garante uma série de 17 jogos sem perder em casa. Para esta partida, os catalães não poderão contar com Iniesta, que continua a recuperar de uma lesão muscular na perna direita.
BARCELONA-TENERIFE, 3-1
Marcadores: 1-0 por Messi (17'), 1-1 por Román Martínez (39'), 2-1 por Bojan (63'), 3-1 por Pedro (77')
Camp Nou, em Barcelona
Árbitro: Delgado Ferreiro, País Basco.
BARCELONA - Victor Valdés; Dani Alves, Puyol, Piqué (Pedro 46'), Maxwell; Xavi, Yaya Touré, Keita; Messi, Bojan (Henry 80') e Ibrahimovic (Busquets 65').
Suplentes: Pinto, Milito, Chygrynskiy e Thiago.
Treinador: Pep Guardiola.
TENERIFE - Aragoneses; Culebras, Luna, Pablo Sicilia, Héctor; Alonso, Manolo, Román (Omar 73'); Juanlu, Kome (Nino 61') e Alfaro (Ángel 85').
Suplentes: L. García, Bertrán, Ricardo, Richi e Ayoze.
Treinador: José Luis Oltra.
Disciplina: Cartão amarelo a Pablo Sicilia (25'), Culebras (29'), Alfaro (68') e Héctor (71')
Avançado sueco quer acabar com o jejum mas terá pela frente um muro chamado Oblak
Segunda derrota consecutiva para o técnico português dos hammers
Treinador português estreia-se a ganhar pela equipa da Arábia Saudita
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua