"O Executivo já comunicou à FIFA essa intenção, por ter sido essa instituição que gere o futebol mundial a lançar o repto, e que, agora, o Governo almeja poder concretizar brevemente este ato simbólico", rematou o Executivo.
O Estádio Nacional de Cabo Verde vai chamar-se Estádio Pelé, em homenagem ao antigo futebolista brasileiro, que morreu na quinta-feira, aos 82 anos, seguindo a sugestão do presidente da FIFA, anunciou esta quarta-feira o governo cabo-verdiano.
"O Governo de Cabo Verde decidiu homenagear o 'rei Pelé' atribuindo o seu nome ao Estádio Nacional, localizado em Monte Vaca, na ilha de Santiago", lê-se no comunicado do Executivo da Praia.
Relacionadas
Esta decisão ocorre dois dias depois de o presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino, no velório do antigo futebolista, em Santos, no Brasil, ter apontado à eternidade, demonstrando a vontade de "pedir a todos os países do mundo para darem o nome de Pelé a um dos seus estádios". "Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura 'que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares'", prossegue o governo cabo-verdiano, justificando que Pelé "foi e será uma referência" no Brasil, na lusofonia e no resto do mundo.
O Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva deu conta da intenção de renomear o recinto, inaugurado em 2014 e com uma capacidade para cerca de 15 mil espetadores, como "homenagem e reconhecimento" a Pelé. "O Executivo já comunicou à FIFA essa intenção, por ter sido essa instituição que gere o futebol mundial a lançar o repto, e que, agora, o Governo almeja poder concretizar brevemente este ato simbólico", rematou o Executivo. Na sua página oficial no Facebook, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a decisão, acrescentando confiar que vários outros países a vão seguir.
Pelé morreu na quinta-feira, aos 82 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon. O ex-futebolista estava internado desde o dia 29 de novembro no naquele hospital para tratamento de quimioterapia a um tumor no cólon e tratamento de infeção respiratória, e o seu estado de saúde agravou-se.
Nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, Pelé foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).
Central do Arsenal, que continua a recuperar de lesão, assistia ao encontro fora das quatro linhas
Plano passa por contratar uma empresa externa de catering que abasteça os bares de Old Trafford
Franceses falam na "gestão desastrosa" de John Textor, frisando que esta poderá ter consequências já a curto prazo
Campeão europeu afirma, em entrevista ao Record Gaming, que ainda não viu um jogo da Seleção que o convencesse totalmente
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Belgas e holandeses também perderam