O médio Carlos Alberto, campeão mundial de Sub-20 pelo Brasil em 2003, reconheceu que falseou a idade para jogar como profissional e por necessidade de sobreviver à miséria. Afinal nasceu a 25 de Janeiro de 1978 e não a 24 de Janeiro de 1983.
Numa entrevista dada para uma emissora de rádio local, a primeira desde que o caso foi revelado, o jogador isentou o seu antigo clube, o Figueirense, de quaisquer culpas, acrescentando que a sua idade (28 anos e não 25) foi forjada antes de se tornar profissional.
"As pessoas fazem, por vezes, coisas erradas sem pensar, mas, em outras ocasiões, fazem-no por necessidade. Quando chegada a casa, todos os dias, via sempre a minha mãe queixar-se de que não havia comida. Estava a passar fome e quis ajudar", explicou Carlos Alberto.
Apesar desta justificação, o médio brasileiro já se arrependeu de o ter feito: "Arrependi-me. A verdade acaba sempre por aparecer. Estou triste, chorei muito e peço desculpas a todos os adeptos do Figueirense. Agora vou esperar pela justiça".
Há dois anos, o FC Porto manifestou interesse no jogador brasileiro, que não foi então contratado devido a uma lesão.
Na final do Campeonato do Mundo de futebol, na categoria de Sub-20, realizado em 2003 nos Emiratos Árabes Unidos, a selecção do Brasil venceu a da Espanha por 1-0, no que foi o único encontro da fase final em que Carlos Alberto não participou.
A denúncia da irregularidade da idade do jogador foi publicada pelo diário "Folha de São Paulo" e, na sua sequência, o Figueirense suspendeu o jogador por tempo indefinido, remetendo o caso para a Confederação brasileira de futebol, que ainda não se pronunciou.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik