Os ”palancas” estiveram duas vezes em vantagem (golos de Gilberto e Mantorras) mas não souberam segurar o avanço e agora estão dependentes de terceiros para conseguir chegar às meias-finais
Luanda – Angola complicou quinta-feira as suas possibilidades de marcar presença no Mundial de sub-20, que se disputará na Argentina, ao empatar a dois golos frente ao Mali, na segunda jornada do ”Africano” da categoria, que decorre na Etiópia. Numa partida em que a vitória seria o resultado mais conveniente, os jovens ”palancas” estiveram sempre em vantagem, mas não conseguiram dar a ”machadada final” e acabaram por sofrer o empate aos 79 minutos.
Este empate, com sabor a derrota, deixa a selecção angolana dependente de terceiros para conseguir atingir os seus objectivos: chegar às meias-finais. Na última ronda, Angola defronta a Nigéria – com iguais aspirações –, que quinta-feira perdeu por 4-1 frente ao Gana, o grande candidato ao triunfo final.
Apesar da igualdade final, a equipa angolana até começou bem a partida pois, logo aos três minutos, Rasca (Académica) podia ter inaugurado o marcador.
Fruto do seu maior ascendente, a equipa de Oliveira Gonçalves adiantou-se no marcador através de uma grande penalidade convertida por Gilberto, aos 20 minutos. O lance nasceu numa insistência de Gilberto, que foi derrubado por três vezes até o árbitro assinalar o respectivo castigo.
”Adormecimento”
Quando se pensava que, após o golo, Angola podia transfigurar-se e partir para uma exibição ao nível dos seus pergaminhos, eis que a equipa pareceu ”adormecer”, talvez convicta que o jogo já estava decidido. Com tudo isto, o mais sacrificado era Mantorras, mais habituado ao futebol de contra-ataque. A bola não lhe chegava e o dianteiro do Alverca ficava à mercê dos corpulentos defesas malianos.
O golo do empate, apontado por Sinidy, acabou por não surpreender, tal era a inércia angolana. Aliás, o guarda-redes Lama já tinha evitado a igualdade com duas intervenções arrojadas.
Na segunda parte, Angola voltou a entrar bem e, aos 59 minutos, voltou a marcar, através de Mantorras, que deu o melhor seguimento a um lance de Mateus (Sporting). Mas, nova displicência resultou em golo do Mali, com Coulina Drissa a facturar (79’).
Depois, Rasca ainda teve a vitória nos pés, mas com a baliza à sua mercê chutou sobre a trave.
Angola actuou com a seguinte formação: Lama; Manuel, Kikas, Dedas e Wemba; Miloy, Mendonça, Gilberto e Mateus (Nelo, 65); Mantorras e Rasca (Fofana, 82).
Treinador não acredita na vitória da canarinha no Mundial'2026
Oficialização deve ocorrer ainda hoje
Italianos estão em 2.º lugar no grupo, atrás da Noruega
Pavlidis e Vagiannidis titulares nos helénicos (Ioannidis entrou na segunda parte); Hjulmand e Froholdt também atuaram de início nos nórdicos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense