Os pais do futebol, afinal, não são os ingleses. Para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Inglaterra é realmente a criadora do futebol moderno, enquanto os fundamentos básicos da modalidade foram "inventados" na China antiga, muitos séculos antes da sua difusão pelo Velho Continente.
O pioneirismo dos chineses vai ser reconhecido oficialmente durante a Taça da Ásia de selecções, que irá decorrer entre 17 de Julho e 7 de Agosto, nas cidades de Pequim, Jinan, Chongqing e Chendu.
"Antes de o futebol aparecer na Europa, a forma inicial da modalidade teve início na China", confirmou o vice-presidente da FIFA, Jerôme Champagne, em declarações à agência noticiosa "Nova China".
Num primeiro momento, a FIFA pretendia fazer o anúncio da "paternidade" chinesa durante o Mundial Feminino do ano passado, mas o facto de a prova ter sido transferida para os Estados Unidos, por causa do surto de pneumonia atípica, fez com que o órgão sediado em Zurique, na Suíça, alterasse os seus planos.
A China não tem tradição na prática do futebol, embora a modalidade esteja em franca progressão no país. Prova disso foi a sua estreia absoluta em Mundiais, no Coreia/Japão de 2002, apesar de não ter passado da primeira fase. O futebol na China remonta a 2 500 anos antes de Cristo, quando um jogo chamado "Jiuju" começou a ser disputado como treino para soldados.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acomanhe todas as incidências do encontro
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana